WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/08/2013 - Semec discute Plano da Educação para 2013/2016

A Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta terça-feira (27), reunião com os diretores das escolas municipais de educação fundamental e dos Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis. O encontro foi para apresentar a proposta de elaboração do Planejamento da Educação Municipal e, contou também com a participação de todos os profissionais da secretaria.

A ação faz parte do processo de gestão compartilhada apresentada pela atual administração e tem vínculos com a proposta realizada pela Fundação Getulio Vargas.

No último levantamento feito com base nos dados coletados no ano passado, o município de Uberaba não conseguiu ultrapassar os 5,1 junto ao IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, índice considerado muito aquém do esperado, o que mobilizou a atual administração para investir ainda mais na política educacional municipal.

Na avaliação apresentada a titular da Semec, Silvana Elais, destacou a precariedade de grande parte da infraestrutura física e pedagógica das escolas municipais como, por exemplo, a ausência de espaço adequado para bibliotecas refeitórios e espaço de lazer.

O município também está investindo na consolidação de política de qualificação profissional em todos os setores em parceria com as universidades públicas e privadas.

Com base nas informações obtidas e em busca de assegurar melhoria da qualidade de ensino do município, a equipe da Secretaria de Educação com todos os demais profissionais da área está desenvolvendo um plano de gestão para o período 2013/2016 em sintonia com a proposta que o município está elaborando com a consultoria da FGV.

 Este trabalho resultou nas preposições de cinco eixos: Gestão participativa; Práticas Pedagógicas e avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos e Rede de Proteção Social.

“Desde que assumi a pasta, o prefeito Paulo Piau nos incumbiu de fazer um levantamento criterioso sobre a situação escolar e hoje com os dados em mãos, temos condições de programar nosso futuro e para isto é necessário que as pessoas envolvidas tenham conhecimento do diagnóstico em função de traçar novos rumos e caminhos. Juntos, com certeza temos condições de tecer uma educação de qualidade para Uberaba. ensino.

Silvana Elias destacou ainda que as ações como a melhoria na Educação, já foram iniciadas ainda no primeiro semestre com a reforma de algumas escolas, a exemplo a Escola Municipal Frei Eugênio, seguida de um plano de intervenção arquitetônica em várias outras escolas que assegura um espaço físico adequado às práticas educativas.

Também na educação infantil inovações serão realizadas, como a construção de novos Cemeis no Jardim Califórnia, Tancredo Neves, Eldorado e Residencial 2000. Também foi retomada a obra da Escola Copacabana.

 

Jornalista Kiko Marinelli

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar