WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/09/2009 - Uberaba busca resgatar contadores de história

Será no dia 7 às 14 horas o I Festival de Contadores de Histórias que visa, principalmente, a valorização da leitura. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento Cultural, acontece no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo, no Centro Administrativo Municipal e tem o objetivo de descobrir talentos para resgatar a arte secular de contar histórias.

A Prefeitura quer atingir, até 2012, metas decisivas para a melhoria da qualidade de leitura e da escrita nas escolas da rede municipal, e para isso, o tempo de leitura está sendo ampliado gradativamente, por meio de projetos especiais. Entre estes projetos estão o Contação de Histórias, Arte de Escrever com Arte, Trupes de Leitura com alunos do tempo integral e Era uma vez... Leitura Artes e Artimanhas (Prolerzinho) para crianças e jovens de Uberaba e região.

Segundo o secretário de Educação, Marcos Bordon, o evento é de grande importância para a formação de leitores e para a efetivação de uma aprendizagem sólida e significativa dos alunos. “A leitura e a escrita são estratégias imprescindíveis para o processo ensino- aprendizagem. Assim, desejamos levar a sociedade a refletir sobre a sua importância e necessidade para a superação das deficiências, grandes geradoras dos conflitos sociais”, explica.

Bordon ressalta também a sensibilidade das empresas e instituições e a importância delas por meio de apoios, para a viabilização de ações pedagógicas formativas. O 1º Festival de Contadores de Histórias tem apoio da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), Carrefour, Fundação Educar DPaschoal, Carmen Steffens, Banner Fácil, River Auto Peças, Livraria Alternativa, Comitê Regional do Proler, Locadora de Livros Leio +, Editora RHJ, Farmácia de Manipulação Pharmapele e veículos da imprensa.

Concurso. Os dezoito participantes em três categorias (alunos, professores e funcionários de escolas municipais) serão avaliados por comissão julgadora constituída pela presidente da Academia de Letras do Triângulo Mineiro, professora Teresinha Hueb de Menezes; pela diretora de Departamento Cultural, Maria Edilene Ferreira Leal, pelo artista plástico Aguimar José Luiz, e por Marina Carvalho, responsável pelo Núcleo Social da Fundação Educar DPaschoal e Pedro Lima - Escritor e membro da ALTM. O primeiro colocado na categoria aluno, será premiado com uma bicicleta XCT Aro 26. Já os primeiros colocados nas categorias professor e funcionário, receberão um aparelho celular Nokia pré–pago, doação do Carrefour. Os três primeiros colocados receberão, ainda, R$ 50 doados pela River Autopeças e um livro literário da Livraria Alternativa Cultural. Todos os participantes receberão kits de Livros da Fundação Educar DPASCHOAL, do Comitê Regional do PROLER Vale do Rio Grande,da editora RHJ e vale locação de livros da Locadora Leio +, certificados de participação, camisetas e brindes alusivos ao evento.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar