WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/08/2013 - Educação Ambiental realiza oficinas e incentivos a leitura nesta quarta-feira

A Secretaria de Educação por meio do Departamento Cultural traz nesta quarta-feira (14), ao Parque das Acácias, 25 alunos da Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, localizada na Zona Rural de Uberaba para participarem do Programa Integrado de Incentivo à Leitura no Parque, o Verdetur.

O encontro é realizado na Biblioteca Comunitária Pescando leitores, que fica dentro do Parque das Acácias e é desenvolvido em parceria com o Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER. O principal objetivo do Verdetur é estimular a leitura nos alunos, levando de forma lúdica e descontraída diferentes formas de apreciar histórias. No projeto estão previstos diversas atividades como encontros com autores, sessões de contação de histórias, rodas de leitura e dinamização de leitura individual para os frequentadores do Parque.

Os alunos que participam do Verdetur ainda tem a oportunidade de desfrutar de atividades de lazer voltadas para o meio ambiente como contemplação da natureza e caminhada ecológica, além de observação de aves e peixes.

Além do Verdetur a equipe da Educação Ambiental da Secretaria de Educação ainda realiza na parte da tarde dessa quarta-feira (14), uma oficina no Centro de Educação Ambiental – CEA - localizado no Parque da Cidade na Univerdecidade. A oficina será realizada a partir das 13h, para 14 alunos da Escola Municipal Reis Júnior, matriculados do 6º ao 9º ano com idades de 11 a 14 anos.

A oficina é voltada para a produção de arte ecológica onde é estimulado o consumo consciente. A coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Cibele Caetano Resende, explica que os alunos são orientados a criar artes com material reciclado que sejam realmente aproveitáveis no cotidiano. “Não adianta ensinar ao aluno a reutilização de forma errônea, onde ele aprende a fazer um vaso de jornal que amanhã estará no lixo. Durante as oficinas eles desenvolvem jardins suspensos, que são implantados na escola que o aluno estuda e aprendem a confeccionar agendas que não só utilizam em sala de aula, como ensinam aos outros colegas de classe o como fazer”, ressalta Cibele.

Essas oficinas são realizadas nas terças e quartas-feiras. Na última terça-feira (13), participaram da oficina 14 alunos da Escola Municipal Santa Maria. O Programa de Educação Ambiental desenvolve atividades durante toda a semana, sempre com grupos de alunos de escolas municipais variadas que estejam integradas no Programa Mais Educação do Governo Federal. “A ideia é que os alunos saiam de seu ambiente escolar e comecem a repensar suas ações e a partir desse novo olhar, esses alunos passam a atuar como multiplicadores dentro do seu espaço de convívio. O importante é que esses alunos levem o conhecimento não apenas para o ambiente escolar como também para o bairro em que mora e seus familiares”, afirma Cibele.

Além das atividades que são realizadas semanalmente, Cibele destaca que a Secretaria de Educação agora se prepara para lançar a 1ª Conferência Municipal Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente. Na conferência, prevista para o próximo mês de setembro será tratado o lema “Vamos construir escolas sustentáveis”.



 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar