WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

08/08/2013 - Alunos da Zona Rural participam de Educação Ambiental

Vinte e nove alunos da Escola Municipal Maria Carolina Mendes participaram na manhã desta quarta-feira (07), de aula ambiental realizada no Parque da Acácias – Piscinão. O encontro faz parte do Programa Integrado de Incentivo à Leitura no Parque – Verdetur, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Cultural.

Através de parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER, foi implantado o Projeto Biblioteca Comunitária Pescando Leitores, dentro do Parque das Acácias. O projeto tem como objetivo proporcionar aos frequentadores do local, o exercício da leitura com a orientação e acompanhamento de agentes de leitura. Ainda dentro do projeto, está prevista a realização de encontros com autores, sessões de contação de histórias, rodas de leitura e dinamização de leitura individual para os frequentadores do Parque.

De acordo com a educadora contadora de histórias, Luciane Aita, o projeto Verdetur, assim como é denominado, tem como objetivo principal proporcionar o prazer em ler e ouvir historia, dinamizar a Biblioteca Comunitária, promover em Rede/Biblioteca – Sala Verde, promover a socialização das experiências de leitura valendo-se desta como frente estimuladora de leitura. “Estamos imbuídos em promover ações de estimulo à leitura para as nossas crianças, independente de estarem na área urbana ou rural, todos devem ser incentivados a leitura”, Luciane destacou ainda que a riqueza de conhecimento é muito grande, principalmente para os alunos da zona rural que naturalmente já chegam no “Piscinão” fazendo comparações com o local onde moram.

Foto: Sebastião Santos



Trilha Orientada Parque das Acácias

Na oportunidade da vista ao “Piscinão”, os alunos que participam do Verdetur podem desfrutar de várias ações voltadas ao meio ambiente. Além das atividades de lazer esportivo que o local oferece, o Parque das Acácias tem se destacado pelas condições para atividades ambientais, tais como contemplação da natureza, caminhada ecológica, observação de avifauna e ictiofauna. Em seu entorno conta com três vertentes que abastecem o reservatório principal (R1) e que a jusante irá formar o Córrego Santa Rita que compõe a microbacia do Rio Uberaba. Todas as vertentes estão inseridas em Áreas de Preservação Permanente – APP’s, o que o torna de grande relevância socionatural.

“Temos a oportunidade de ensinar para as crianças tudo sobre o Meio Ambiente de forma clara e real, as ilustrações são reais e isto é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento. Aqui elas podem observar os impactos ambientais causados por ações antrópicas e as devidas soluções, uma aula prática daquilo que está no livro”, destacou a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Cibele Caetano Resende. 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar