WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

07/08/2013 - Prefeitura irá capacitar gratuitamente interessados em trabalhar com turismo em Uberaba

Parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC irá ofertar cursos gratuitos de capacitação, na área de turismo, à população de Uberaba. Inicialmente, os três primeiros cursos serão de inglês básico para atendimento ao turista, recepcionista de eventos e agente de turismo local.

Nesta terça-feira (06), o Departamento de Turismo e o Senac realizaram uma reunião com donos e gerentes de hotéis da cidade para apresentar os cursos e propor a participação inclusive de funcionários dos mesmos. A ideia da profissionalização foi bem recebida pelos empresários, que não só se prontificaram a participar, como se mostraram interessados em contratar os alunos que se formarem.

As inscrições para os cursos já podem ser feitas no Senac Uberaba e na Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, desde que o candidato atenda as exigências dos cursos. Para o curso de inglês básico para atendimento ao turista, de carga horária de180 horas, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 14 anos e ensino fundamental II incompleto. Para o curso de agente de turismo, de 200 horas, os interessados tem de ter idade mínima 16 anos e ensino médio completo. O curso de recepcionista de eventos, também de 200 horas, é necessário que a pessoa tenha no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo.

Os cursos estão programados para ter início no dia 2 de setembro, com aulas de segunda a sexta-feira no período noturno. Os cursos estão sendo oferecidos pelo Programa Senac Gratuidade – PSG, mas é necessário que tenha no mínimo 20 pessoas inscritas. Para efetuar a matrícula o candidato tem de apresentar a cópia do RG, comprovante de escolaridade, histórico ou declaração escolar da série que o candidato está cursando, comprovante de residência, e em caso de menor de 18 anos, também é necessário a cópia do RG ou CPF do pai ou da mãe.

A diretora de turismo da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Cynthia da Cunha Lyrio, destacou que Uberaba tem um grande potencial turístico. “Temos a ABCZ com o zebu, o turismo religioso, Peirópolis com o turismo paleontológico, o turismo rural com a beleza cênica, enfim, Uberaba tem tudo para dar alavancar a área de turismo e fazer dar certo”, enfatiza Cynthia.

O departamento está se programando para lançar novos cursos, de acordo com a necessidade da área de turismo. “Pretendemos oferecer cursos de camareira, hospedagem, garçom, tudo voltado para a área de turismo, que seja de hotelaria, dos restaurantes, ou do atendimento em geral”, afirma Cynthia.

A Consultora de Negócios do Senac, Maria Aparecida Basílio, destaca que o papel do Senac é criar mecanismo para que a prestação de serviço seja a melhor possível para a população. “Por meio da capacitação profissional vamos conseguir oferecer um trabalho de qualidade, seja no comércio, na cooperativa de taxis ou recepcionista de hotel. O intuito é dar a possibilidade de que essas pessoas falem um segundo idioma, que elas tenham noção do que é um atendimento de qualidade, para que possamos criar uma identidade única, um padrão de atendimento diferenciado”, explica Maria.

Maria também lembrou que a própria comunidade não conhece os atrativos turísticos do meio que vive. “A ideia é formar pessoas que possam conduzir o turista e despertar na própria sociedade o que a gente tem de importante e que movimenta o turismo economicamente e que acaba passando despercebido por todos”, explicou ela.




 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar