WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/08/2013 - PMU cria Centro de Referência em Educação Inclusiva

A prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, irá implantar o Centro de Referência em Educação Inclusiva. O local, segundo Silvana Elias, tem o objetivo de orientar e acompanhar todo o trabalho pedagógico e psicopedagógico das unidades de ensino da rede municipal; oferecer aos alunos atendimento com profissionais de diversas áreas, sendo um espaço utilizado na acolhida dos alunos para análise das necessidades e posteriores providências. A secretária destacou que os alunos encaminhados para o Centro de Referência são aqueles com altas habilidades (denominados super dotados) e alunos que apresentarem deficiências de ordem física e mental.

“Não podemos trabalhar apenas com quem tem facilidade para aprender. O desafio está em quem não tem. E não podemos deixá-los para trás, pois aí acontece as evasões. Além de ser um problema social, pois afeta a família, temos também um problema da comunidade, pois os dados da Educação, como o IDEB, afetam diretamente o IDH. Mas, o prioritário é dar atenção a este aluno, entender o porque da dificuldade de aprendizagem e reverter este quadro”, explica a secretária.

Atualmente este atendimento acontece, mas ainda de modo restrito, contando hoje com 36 alunos em atendimento com a fonoaudióloga e 138 com psicólogos. Ao criar o Centro, os atendimentos serão ampliados, bem como as especialidades, como, por exemplo, atendimentos e avaliações psicopedagógicas, neurológicas, psicomotores, entre outros.

Na rede municipal, 99% todas as escolas já contam as Salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE, onde os profissionais atendem alunos com transtorno global de desenvolvimento – seja deficiência ou alta habilidade. As salas auxiliam na educação inclusiva, mas o objetivo reforça Silvana, e ampliar, dinamizar e potencializar este serviço.

A secretária prepara também, para novembro, o “Seminário Regional do Programa Educação Inclusiva: Direito a diversidade”. Este é um programa do MEC que acontece nas cidades polos, como Uberaba, abrangendo as 39 cidades que compõe. “O MEC está trabalhando esta questão, como nós, com afinco e a seriedade necessária para enfrentar o desafio”, finalizou, informando que o investimento para a implantação do Centro de Referência será na ordem de R$ 130 mil. 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar