WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/09/2009 - SEMEC e CMAA Unidade Vale do Tijuco realizam Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental

SEMEC e CMAA  Unidade Vale do Tijuco realizam Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental SEMEC e CMAA  Unidade Vale do Tijuco realizam Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental SEMEC e CMAA  Unidade Vale do Tijuco realizam Ciclo de Palestras sobre Educação Ambiental

A Secretaria Municipal de Educação por meio do Departamento Cultural e do Departamento de Formação Continuada e a CMAA Unidade Vale do Tijuco realizaram com muito empenho o Ciclo de Palestras sobre a Educação Ambiental, nos dias 23 e 24/09, no Centro Administrativo. Bruce Amir Dacier de Almeida discursou sobre a Coleta Seletiva,  enquanto Guilherme de Faria Barreto proferiu palestras sobre a Educação Ambiental, Poluição e Biodiversidade.
Com o tema “Biodiversidade”, Barreto nos lembrou que no mundo existem incontáveis espécies vegetais e animais.  As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, no entanto, a somente 1,5 milhão de espécies os cientistas classificaram e deram nomes.
Entre os especialistas, o Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui. É bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia e a importância de ser patenteado por um brasileiro,  o uso delas como medicamentos.

O evento contribuiu com informações sobre o grave problema da poluição e o desaparecimento dessas espécies, provocados pela  poluição, pelo uso excessivo dos recursos naturais, pela  expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais e pela  expansão urbana e industrial.

Além disso, acrescentou que  a cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas dentro dos próximos 5 anos.

O Ciclo de Palestras movimentou cerca de 120 educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba e alguns alunos representantes das escolas. A Banda do Projeto Jovem Músico realizou a abertura do primeiro dia do encontro, com muita harmonia e entusiasmo. O professor de flauta e fanfarra Fernando Alfeu Santana emocionou a platéia ao som do saxofone, no segundo encontro, tornando o ambiente prazeroso e aconchegante.
Nos intervalos das palestras, o debate continuava, enquanto todos puderam participar de um saboroso coffebreak .


A diretora do Departamento Cultural Maria Edilene Ferreira Leal parabeniza a todos os assessores técnicos do projeto Cibele, Cristiane, Raquel, Rubinho e Glaura  (Departamento Cultural), Mara  e  Patrícia  (Departamento de Formação Continuada), pelo empenho e realização do encontro.

Para o Secretário Municipal da Educação, Marcos Bordon, esses momentos colaboram para as imediatas mudanças de atitudes para a preservação do patrimônio nacional: Biodiversidade e  Recursos Hídricos. A reflexão remete à solução dos problemas, e é através da Educação, que podemos garantir um futuro melhor para a humanidade, completou o secretário.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar