WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

01/08/2013 - PMU lança PRONATEC 2013

Foto: Enerson Cleiton

Lançado na manhã desta quarta-feira (31) o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec 2013. A solenidade aconteceu no anfiteatro do Centro de Informações Turísticas – CITUR e reuniu dezenas de autoridades e representantes de instituições da cidade.

Criado em 2011, pelo Governo Federal, o programa tem o objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, ofertando cursos gratuitos, que facilitam a conquista do primeiro emprego promovendo o acesso a cargos qualificados e ajudando quem está desempregado a reinserir no mercado de trabalho.

Em Uberaba, o programa já conta com 1700 vagas de cursos em diversas áreas disponibilizado, com o apoio de empresários e de instituições, a exemplo do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM; da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM; da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba - CDL; da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – ACIU; e do sistema S (Senac, Sesi, Senar).

Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Uberaba, disponibiliza agora, mais 600 vagas para os cursos profissionalizantes. As inscrições já podem ser realizadas nos Cras de cada bairro. Qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos, que tem idade mínima estabelecida de 15 anos de acordo com a área de atuação. Além da gratuidade do curso, cada aluno recebe ainda auxilio transporte e alimentação.

Na abertura do evento, o prefeito Paulo Piau reforçou o compromisso com a comunidade uberabense, principalmente com a classe mais carente que realmente depende do poder público para gerar oportunidades. “A escola pública ainda é o melhor caminho para qualificação de nossa gente, por isso é que temos que investir muito nessas ações e qualificação de nossos jovens. Vejo neste programa uma grande oportunidade de mudar a vida de um cidadão. É nosso dever como gestor viabilizar todas as ações que estimulem a reinserção social de cada cidadão”. Destacou Paulo Piau.

A diretora adjunta do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Margarida Cardoso, elogiou o trabalho da atual administração em prol dos menos favorecidos e destacou o trabalho de viabilidade do projeto em Uberaba, através da aliança com a cidade de Uberlândia. “Saio de Uberaba muito satisfeita, são ações como esta que nos engrandece e gera novos projetos sociais. O Pronatec de Uberaba serve de exemplo para muitos municípios, pelo aproveitamento e determinação de seus dirigentes em fazer acontecer”, finalizou a diretora.

Em nome da Câmara Municipal de Uberaba, falou o vereador Franco Cartafina, que destacou o importante trabalho realizado pela atual administração em prol da camada social menos favorecida e citou a pratica do curso como incentivador da mão de obra qualificada. “Temos aqui um momento ímpar, gerador de oportunidades, principalmente para aquelas pessoas que ainda não conseguiram entrar no mercado de trabalho, independente da idade, a hora é agora”, concluiu Cartafina.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Dib destacou a importância de fortalecer e conscientizar a população quanto ao projeto de inserção para a qualificação que faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, que tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento Humano da Seds, Jonathan Mazetti, destacou que os interessados já podem obter mais informações pelos telefones 33312423 ou 33312434, ou procurar os Crass do bairro onde mora para levantamento dos cursos disponíveis e inicio das aulas.



 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar