WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

10/03/2009 - Comitê do Proler prepara 1º Fórum Regional

A primeira reunião deste ano do Comitê Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) aconteceu segunda-feira (9) em Uberaba e trouxe novidade: a realização do 1º Fórum Regional de Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. O evento, segundo a professora Tânia Cristina Fígaro Ulhôa, coordenadora regional do Comitê Proler Vale do Rio Grande, está marcado para 16 de junho em local ainda a ser definido, com a participação de representantes dos Ministérios da Cultura e da Educação, Plano Nacional do Livro e Leitura, Coordenação Nacional do Proler/Biblioteca Nacional.

A intenção, conforme Tânia, é que os Municípios invistam em acervos, espaços públicos de leitura como bibliotecas públicas e escolares. Diz ainda que Uberaba, como a cidade pólo, tem feito a sua parte investindo na aquisição de livros, reforma da biblioteca municipal, entre outros. Este evento antecede o 12º Encontro Regional que pretende reunir cerca de 600 pessoas.O Proler vem sendo desenvolvido na região há 12 anos por um comitê, através da Prefeitura em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional e tem sede na Semec/Departamento de Programas e Projetos Especiais.

Atualmente reúne nove cidades (Uberaba, Água Comprida, Conceição das Alagoas, Delta, Campo Florido, Veríssimo, Pirajuba, Frutal e Iturama) e outras duas estão em fase de ingresso (Conquista e Sacramento). Além dos municípios, integram o Proler duas universidades (UFTM e UNIPAC), Livraria Alternativa, Sabi, além de parceiros, como editoras e empresas de segmentos diversos.

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura trabalha sobre três focos básicos: a formação de mediadores/guias de leitura, a democratização do acesso ao livro e a implementação de políticas públicas para o livro e a leitura.

Na regional Uberaba do Proler, ao longo destes 12 anos, informa a coordenadora Tânia Ulhôa, cerca de cinco mil promotores/guias de leitura já foram capacitados e são multiplicadores de ações leitoras em suas comunidades incentivando o hábito da leitura.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar