WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

26/07/2013 - Prédio do Arquivo Público passará por readequações para implantar Hemeroteca Digital de Uberaba

A Superintendência de Arquivo Público de Uberaba recebeu nesta quarta-feira (24) e quinta-feira (25), o Diretor de Conservação de Documentos Pedro de Brito Soares e o engenheiro eletricista Alexandre Novais, do Arquivo Público Mineiro – APM, que vieram dar o respaldo técnico para que o Arquivo Público de Uberaba possa implantar o projeto da Hemeroteca que visa à criação do laboratório de conservação e restauração de documentos, bem como a climatização do prédio.

O projeto da Hemeroteca visa inicialmente digitalizar os jornais da cidade no intuito de preservar esse diário que marca a história do município. Inicialmente o projeto prevê a digitalização dos seguintes veículos: Jornal da Manhã, Jornal de Uberaba, Lavoura e Comércio e Gazeta de Uberaba. Posteriormente o trabalho será estendido a todo o acervo do Arquivo Público, como atas da Câmara Municipal, documentos do cartório e os arquivos antigos como a carta da sesmaria de 1989.

O projeto está em fase de implantação, o dinheiro adquirido por meio de um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG já está na conta do Arquivo Público. Agora uma equipe deverá fazer o estudo técnico para definir as adequações que serão necessárias implantar para suportar a instalação do novo equipamento. “Atualmente o arquivo funciona com 60 amperes, mas já sabemos que ele tem que funcionar com no mínimo 400 amperes. Já entramos com um projeto na Cemig para fazer toda a readequação que será necessária para a instalação do equipamento que será adquirido”, explica a superintendente do Arquivo Público Marta Zednik.

A hemeroteca é um projeto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Minas Gerais. Marta destaca que o projeto tem um ponto importante que é o treinamento que o Arquivo Público Mineiro dará para todos os funcionários de arquivos públicos, não só de Uberaba, mas de toda a região. “O restauro de um documento é caríssimo, será muito valioso treinar a equipe da própria instituição para que ela possa suprir tecnicamente todas as necessidades do projeto”, reforçou Marta que ainda destacou que os treinamentos envolverão toda a região para que Uberaba funcione como um polo regional de restauração.

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar