WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/07/2013 - Uberaba vive ‘momento histórico’ para a educação

”O Mais importante é que vivemos um momento histórico em Uberaba, onde os representantes da sociedade civil (educadores, país, alunos, gestores, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação, entre e outros segmentos)estão tendo direito a voz na somatória de opiniões, sugestões para formatar um plano nacional de políticas públicas educacionais, e, consequentemente, também trazer a melhoria da qualidade de ensino para o nosso município e de toda uma região”. A observação é da presidente do Conselho Municipal de Educação e diretora de gestão na Secretaria Municipal de Educação, Eliana Correa Salge. De 29 municípios da região, convidados a participar da II Conferência Intermunicipal de Educação de Uberaba, 24 estiveram presentes, ontem, trabalhando em oficinas ou mesmo participando de palestras.

No primeiro dia de trabalho, quinta-feira, dia 11, cerca de 300 pessoas foram divididas em grupos, que corresponderam aos sete ‘eixos temáticos’ encaminhados pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC), conforme previsto no Plano Nacional de Educação Articulação do Sistema Nacional de Educação, enfocando participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Além de todo o resultado dos trabalhos desta I Conferência Municipal de Educação, foram levados para o dia seguinte no encontro com os representantes dos municípios vizinhos, 20 delegados com direito a voto. Na Conferência de ontem, sexta-feira, o programa destacou também o encaminhamento para discussão e sugestões dos mesmos sete ‘eixos temáticos’ abordados na quinta-feira.

Os delegados eleitos nos dois dias de trabalho em duas conferências seguirão agora para uma macro conferência,em Uberlândia, levando na bagagem os problemas e sugestões levantadas nas oficinas de Uberaba, de onde sairá outro documento para o encontro estadual, em Belo Horizonte, em novembro deste ano e, posteriormente, o resultado do estado de Minas Gerais para a Conferência Nacional de Educação – Conae 2014. As conferências preparatórias,como a de Uberaba, foram iniciadas a partir de novembro de 2012, com a proposta de garantir, conforme material metodológico do MEC, a participação de todos que se interessam em promover a educação de qualidade em todo o país.

Jorn. Walter Farnezi

 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar