WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

13/07/2013 - Prefeitura realiza etapa local da 4º Conferência Municipal de Meio Ambiente

A 4º Conferência Municipal de Meio Ambiente realizada nesta sexta-feira (12), no Centro Municipal de Educação Avançada - CEMEA Boa Vista abordou como tema principal: Resíduos Sólidos – O Desafio está em nossas mãos. A abertura do evento se deu às 8h, com o pronunciamento do Prefeito Paulo Piau que aplaudiu os “Geoloucos” que segundo ele, possuem uma visão diferenciada. “Temos que buscar o equilíbrio, a intervenção na natureza é algo normal, mas desde que seja feita de forma técnica e planejada”, destacou Piau.

O Secretário de Meio Ambiente, Vinicius Rios Rodrigues reforçou a importância das pessoas se preocuparem com o assunto e começarem a cuidar de seus resíduos. Durante a conferencia foi realizado uma palestra sobre o assunto e se discutiu quatro eixos temáticos.

O primeiro eixo a ser discutido foi a Produção e Consumo Sustentável, onde se tratou de como se pode consumir de forma mais inteligente, produzindo menos lixo. O segundo eixo discutido foi a Redução de Impactos Ambientais, como o cidadão pode reduzir e descartar de forma adequada o lixo que produz e como reduzir as enchentes e a poluição dos mares, rios, os animais, as plantas e nossa saúde, além de tratar de como acabar com os lixões até 2014.

O terceiro eixo temático é a Geração de Emprego, Trabalho e Renda, como melhorar a condição de vida de pessoas que tiram o sustento de suas famílias da catação de lixo. Este tema é direcionado à organização de cooperativas de catadores, que separam e reciclam os resíduos sólidos em galpões equipados para isso.

O quarto eixo discutido foi a Educação Ambiental que compreende em uma diversidade de públicos e agentes de toda a cadeia em especial o catador de material reciclado, que deve ser visto como ator relevante nas ações de informação e educação ambiental. E o consumidor, que tem uma nova responsabilidade com a PNRS, também é sujeito prioritário da educação ambiental, da mesma forma que os segmentos produtivos, que devem incorporar progressivamente a sustentabilidade aos processos de produção.

No final da conferencia foram levantadas 20 propostas que serão enviadas a Conferencia Estadual de Meio Ambiente, por cinco delegados eleitos durante as discussões.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar