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Educação e Cultura

11/07/2013 - Conferência reúne escolas de 30 municípios em Uberaba

Tem início amanhã, a I Conferência Municipal de Educação e a II Conferência Intermunicipal de Educação de Uberaba

Formular políticas públicas educacionais através de um fórum colegiado é o foco principal do Plano Nacional de Educação que compõem o planejamento da Conferência Nacional, agendada para abril de 2014 e que tem início para mais de 110 escolas públicas de Uberaba e região esta semana. Para tanto, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura programou para esta quinta e sexta-feiras a I Conferência Municipal e a II Conferência Intermunicipal, envolvendo mais 29 municípios da região e mais de 300 pessoas, uma vez que Uberaba é cidade-polo. Os dois eventos têm aberturas programadas para hoje e amanhã, sempre às 8 horas, no anfiteatro SESC/ Escola Municipal Uberaba, na praça Estevam Pucci, com a participação do prefeito Paulo Piau, secretária Silvana Elias, representantes do Ministério da Educação e profissionais das escolas públicas municipais, estaduais e privadas. Foram convidados ainda para os dois eventos os Conselhos de Educação, ONGs, universidades e demais setores da sociedade ligados à educação.

Objetivo das duas conferências de base é que profissionais, pais e representantes dos alunos possam discutir os problemas da educação, em um espaço onde somos os responsáveis pelas sugestões para políticas públicas educacionais, levantando propostas que serão encaminhadas a outras conferências, como a regional ‘Etapa Macro’, em Uberlândia, no mês de agosto, reunindo as comunidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, quando serão eleitos os delegados que representarão as duas regiões no evento em nível estadual, agendado para o final do ano, em Belo Horizonte. A partir dessa reunião serão selecionadas as propostas em comum para a Conferência Nacional, em Brasília, no ano que vem.

Para a diretora de gestão da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Correa Salge, o importante é que todos sejam construtores das políticas públicas educacionais, refletindo sobre os caminhos da educação e, com isso, transformar a sociedade. As conferências abordaram o Plano Nacional de Educação, com ênfase na participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, debatendo em oficinas, com grupos criteriosamente definidos para o estudo de sete eixos temáticos.

Jorn. Walter Farnezi 

 
 
 

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