WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

10/07/2013 - Pesquisadores do Arquivo Público terão acesso ao acervo da Arquidiocese de Uberaba

Após visita à Superintendência de Arquivo Público, Arcebispo de Uberaba irá abrir os arquivos da diocese para consulta

O Arquivo Público de Uberaba recebeu na última sexta-feira (05), a visita do Arcebispo de Uberaba D. Paulo Mendes Peixoto, que acompanhado da arquivista da Cúria Metropolitana de Uberaba, Nice de Jesus e Silva, conheceu o acervo, as instalações e a forma de acondicionamento e preservação dos documentos da superintendência.

A Superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, destaca a visita como um momento histórico. “É a primeira vez em 27 anos, desde a fundação da Superintendência de Arquivo Público, que um arcebispo visita a instituição e mostra-se simpático em abrir os arquivos da arquidiocese para a consulta”, destaca a superintendente.

Segundo Marta, durante a visita D. Paulo, que é historiador, demonstrou simpatia à organização arquivística, por valorizar muito a cultura. “O Arcebispo deu indicativos favoráveis para que os pesquisadores da Superintendência de Arquivo consultem os ricos acervos da Arquidiocese, assim como das Igrejas da Catedral e da Adoração Perpetua. Dessa forma os pesquisadores da Superintendência passam a ter maiores subsídios para aprimorar a pesquisa histórica”, afirma Zednik.

Para a superintendente, estabelecer essa parceria com a cúria é muito importante para a preservação da memória do município. “O Arquivo Público de Uberaba tem um acervo rico e presta um importante serviço de orientar, resgatar e preservar a documentação do município. Ele é a forma que as gerações futuras irão adquirir conhecimento sobre a história da cidade e Região”, esclarece Marta.

A superintendente enfatiza a importância de tornar público à documentação histórica da cidade, uma vez que existe a Lei Federal nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011 que estabelece o “Acesso à Informação Pública”. A lei foi regulamentada pelo município, por meio do Decreto nº 4.955, de 17/07/2012.



 

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar