WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

06/07/2013 - IX COMASU reúne dezenas de participantes

Aberto na noite da última quinta-feira (04) a IX Conferência Municipal de Assistência Social – COMASU. O evento realizado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, trouxe a Uberaba a Superintendente de Políticas de Desenvolvimento Social do Estado, Tereza Gusmão, que proferiu palestra com o tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social”. O evento foi realizado no campus aeroporto da Universidade de Uberaba, setor de quadras esportivas.

Além da palestra, aconteceu também apresentação cultural e a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Já nesta sexta-feira (05), os trabalhos ficaram em torno da discussão de seis eixos temáticos específicos da área.

· O cofinanciamento obrigatório da Assistência Social;

· Gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação;

· Gestão do Trabalho;

· Gestão dos serviços, programas e projetos;

· Gestão dos Benefícios no SUAS e ;

· Regionalização.

“A política que está em construção tem como base o princípio da nova norma operacional básica de 2012, que trouxe grandes avanços. Outro fator fundamental foi à descentralização das ações. Depois de muitos anos, temos a oportunidade de discutir, avaliar e apresentar qual a melhor forma de trabalho”, destacou Tereza Gusmão.

Ela ressaltou ainda, que todas as questões levantadas, discutidas e aprovadas na conferência municipal são levadas para a discussão estadual, onde também serão avaliadas. Se aprovadas serão encaminhadas para discussão em nível nacional, de forma democrática em busca da construção e melhor aplicabilidade das ações.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Ângela Dib, destacou a importância do encontro, que possibilitou a discussão e avaliação da política de Assistência Social do município, garantindo a elaboração de diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, que são de extrema importância, pois são os protagonistas nas decisões que forem tomadas em nível estadual e federal. “Discutimos sobre os problemas enfrentados, o acompanhamento das ações desenvolvidas e as estratégias mais adequadas para o atendimento das demandas sociais para os próximos anos”, finalizou.

O prefeito Paulo Piau destacou a importância do evento em nível municipal. “Fico muito feliz em ver tanta gente envolvida numa ação totalmente democrática, onde todos podem apresentar suas ideias e colocar para discussão, e mais do que isso, temos a oportunidade de construir novos caminhos em busca de uma melhor gestão para as ações realizadas em nosso município”, concluiu Paulo Piau.

Jornalista Kiko Marinelli 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar