WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

03/07/2013 - Região ganha projeto de preservação ambiental

Integrante da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), a cidade Pirajuba promove evento voltado para a preservação ambiental da região, ao inaugurar nesta sexta-feira (05), às 14h, na Rua América Alves Nunes, 125, Distrito Industrial, o complexo formado pelo Viveiro Regional de Mudas Nativas e a Escola de Educação Ambiental. De acordo com o prefeito Rui Gomes Nogueira Ramos, o viveiro foi construído e será mantido pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Pirajuba, Usina Santo Ângelo, Usina Coruripe, Usina Vale do Tijuco e Cana Campo (Associação dos Fornecedores de Cana de Campo Florido e Região).

Para a solenidade inaugural, estão confirmadas as presenças dos secretários de Estado José Silva (Trabalho) e Adriano Magalhães Chaves (Meio Ambiente); do diretor Geral do IEF (Instituto Estadual de Florestas), Bertholdino Apolonio Teixeira Junior, e do presidente da Amvale e prefeito de Uberaba, Paulo Piau, entre outros convidados.

“É uma obra que julgamos da maior importância para a nossa região”, observa o prefeito Rui Ramos, ao assinalar que a unidade já produz mudas de árvores nativas, para utilização em projetos de reflorestamento tanto de APPs (Áreas de Preservação Permanente) quanto de áreas degradadas. A Escola de Educação Ambiental foi implantada em anexo, sendo aberta a estudantes pirajubenses e de cidades da região. Uma equipe técnica prioriza as espécies a serem produzidas.

Ainda de acordo com o prefeito de Pirajuba, como o equipamento é de abrangência regional, novos parceiros poderão ser agregados ao projeto que, inicialmente, tem capacidade para produzir 150 mil mudas/ano. “Queremos aumentar esse volume para mais de 500 mil mudas, por ano”, diz Rui Ramos. Ele informa que, inicialmente, serão atendidas as demandas apresentadas pelas usinas de açúcar e álcool parceiras, bem como a Prefeitura de Pirajuba para atender pequenos produtores de grãos e pecuaristas.

Vale destacar, também, que o viveiro irá produzir espécies adequadas para projetos de arborização urbana das cidades da região. “A prefeitura de Pirajuba está de parabéns pela iniciativa. Ação em prol da preservação ambiental deve ser prioridade. Na Amvale temos discutido questões importantes neste aspecto, como por exemplo, o Plano Municipal de Saneamento Básico. A Amvale, por meio das cidades que a integra, tem dado exemplo de eficiência na discussão e na efetivação de ações sobre diversos temas e meio ambiente é um deles”, finalizou Piau.


Jorn. Lúcio Castellano – MG 04052 JP
Assessor de Imprensa Amvale 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar