WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/06/2013 - Encontro do PROLER atende expectativas

“Políticas Públicas para o Livro e a Leitura”, este foi o tema do XVI Encontro Regional do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER - Vale do Rio Grande. O encontro que teve início na última quarta-feira (5), e reuniu centenas de educadores da rede municipal e estadual de Uberaba e Região. Além de renomados palestrantes o evento atraiu autoridades do Governo Federal, ligadas a Educação e Cultura.

Durante esta semana, várias atividades relacionadas à leitura foram realizadas, oficinas, mesas redondas, workshop e palestras fizeram parte da ampla programação, que teve em seu encerramento o IX Seminário Regional de Leitura de Uberaba, com o tema “O Livro e a Leitura na Era Digital”

Com anfiteatro do Centro Administrativo lotado, na manhã desta sexta-feira, foi a vez da Coordenadora Nacional do PROLER, Carmen Pimentel, palestrar para o público presente. Graduada em Letras, mestre em Informática, Doutora em Língua Portuguesa e autora do Livro “Blog: da internet à sala de aula”, a escritora fez grande busca no passado e relembrou a existência de aparelhos e utensílios utilizados para comunicação, a exemplo a TV de tubo, fitas cassete e VHS, telex e máquina de escrever, tudo como forma de destacar a evolução do tempo e que todo esse material não impediu a criação e evolução do livro.

Carmem ressaltou que o livro sempre terá seu espaço e jamais será substituído. “É importante entendermos o processo de evolução como forma de melhorar e aprimorar tudo que temos, é claro que em algumas situações o material fica em desuso, mas isto não quer dizer que não tenha utilidade. Mas no caso do livro, este é diferente, pois devemos utilizar a internet para extrair tudo de bom que ela tem”, Carmen Pimenta frisou ainda o trabalho de divulgação que o Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER tem alcançado junto aos municípios e isto é de fundamental importância.

Tânia Cristina Fígaro Ulhoa, coordenadora do Comitê em Uberaba destacou o trabalho de incentivo a leitura realizado no município de Uberaba e reforçou o empenho e compromisso das prefeituras da região que enviaram seus representantes para o evento. “Temos que incentivar a leitura e buscar uma reflexão maior acerca da importância do programa nas Políticas Públicas para o livro e a leitura. Creio que, durante esses três dias, tivemos o privilégio de receber um grande conteúdo de informações e aprendizado que vai nos ajudar na grandiosa tarefa de difundir ainda mais a leitura para nossa população”, concluiu ela.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar