WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/06/2013 - Escola Uberaba promove Ciranda da Leitura através de benefícios do PNAIC

Pacto irá beneficiar as 29 escolas do município. Mais de oito mil livros serão utilizados na alfabetização

A secretária Silvana Elias, assinou convênio com o Ministério da Educação e Cultura, que beneficiará as 29 escolas do município, através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este pacto tem o objetivo de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Através deste convênio, a Escola Municipal Uberaba, foi beneficiada com, aproximadamente, 280 livros de literatura e irá promover um evento, visando apresentar o material a comunidade. A diretora Gislene de Freitas Rocha, explicou que a proposta tem como objetivo “mostrar para os alunos que os livros são para serem vividos e compartilhados”. Ela explicou também que o projeto foi coordenado pela professora Faraides Sisconeto, cuja proposta denominada Ciranda da Leitura, tem por objetivo fazer os livros circularem entre os alunos.

A Ciranda da Leitura terá como abertura, um evento na próxima segunda-feira (10), às 16h, na escola e contará com a presença dos pais dos alunos do 3º ano. “Queremos mostrar para os pais o material, visto que em uma caixa vem 30 livros com autores e temas diferentes. Queremos que eles conheçam e tomem ciência da importância de uma boa leitura na vida de seus filhos, pois o livro deve compor o cotidiano deles. O nome ciranda tem haver com a nossa proposta de circular os livros entre os alunos, para que todos tenham oportunidade de ler. Este pacto é de suma importância, pois é um investimento em Educação e uma luta pela alfabetização”, destacou a diretora, lembrando que o lema do projeto Ciranda da Leitura é “A família e a escola – uma parceria na formação leitora da criança”.

Segundo Silvana Elias, ao aderir o Pacto, o município se compromete a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais, aplicadas pelo MEC/INEP junto aos concluintes dos 3º anos de ensino fundamental. O pacto, segundo ela, tem quatro eixos de atuação, sendo eles: A formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo; Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; Avaliações sistemáticas; Gestão, mobilização e controle social.

Silvana explica também, que serão distribuídos entre 250 e 300 livros (conforme número de alunos) por escola, perfazendo um total de mais de oito mil livros para a rede de ensino de Uberaba. “São obras selecionadas por profissionais de universidades públicas, com autores de alto nível. Este projeto, com o apoio dos pais, dará um ganho significativo para qualidade do ensino fundamental”, finalizou ela.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar