WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

07/06/2013 - Encontro Regional do PROLER reúne centenas de pessoas

Com o tema “Políticas Públicas para o Livro e a Leitura”, foi aberto ontem (05), no anfiteatro da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, o XVI Encontro Regional do Programa Nacional de Incentivo a Leitura – PROLER - Vale do Rio Grande. O encontro trouxe a Uberaba a representante do Ministério da Cultura Rosália Guedes e reúne dezenas de profissionais e acadêmicos ligados à Educação e Cultura de Uberaba e região, que até nesta sexta-feira (07), participam de oficinas, mesas redondas, workshop e palestras em dois locais (Unipac e Facthus).

O Comitê PROLER Vale do Rio Grande realiza em cada município integrado à sua abrangência, a formação de leitores e mediadores de leitura, buscando a democratização do acesso ao livro, ao reconhecimento e à cultura num movimento dinâmico e intenso de crescimento por meio de ações socioeducativas e projetos culturais, dentre eles anualmente o Encontro Regional do PROLER.

“O estudo da leitura ainda é um grande desafio para todos nós, mas temos que reconhecer que avançamos, mas podemos buscar mais”, foi neste tom de busca da qualidade e conhecimento que a subsecretária municipal de Educação, Marilda Ribeiro, iniciou sua fala na abertura do evento. Marilda destacou a importância do compromisso da atual administração, que não tem medido esforços para oferecer um ensino de qualidade e incentivar a busca através da leitura. Ela destacou ainda, que é necessário que o professor não fique limitado e que busque na leitura a principal fonte de conhecimento, independente da disciplina que ele ministre suas aulas. “A leitura é fundamental para o desenvolvimento da população, principalmente para o despertar de nossas crianças ao mundo literário”, afirmou.

Rosália Guedes, representante do Ministério da Cultura, foi enfática ao dizer que o PROLER é um grande avanço para todos os municípios, uma fundamental ferramenta de trabalho de incentivo a leitura. “Fico muito feliz quando vejo um anfiteatro lotado, cheio de pessoas que buscam o mesmo interesse, que é discutir Políticas Públicas para o livro e a leitura”, Rosália disse ainda que a administração municipal está de parabéns pelas ações de incentivo a leitura e a cultura desenvolvidas em Uberaba.

A coordenadora do Comitê em Uberaba, Tânia Cristina Fígaro Ulhoa ressalta que o PROLER tem atendido seu objetivo de incentivar e projetar a leitura e, que a cada dia, ganha mais adeptos. Ela também chama a atenção para o envolvimento dos profissionais que tratam diretamente com a Educação. “Ler é saber, e conhecimento a gente nunca perde ou esquece. A prática da leitura deve ser algo constante em nossas vidas e sempre devemos incentivar as novas gerações para a prática da leitura”, concluiu ela.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar