WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

25/09/2009 - Brincarte resgata brincadeiras folclóricas nas escolas municipais e Cemeis

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Cultural, desenvolve o projeto BrincArte (Brincar com Arte) nas Escolas Municipais e CEMEIs. Os técnicos assessores do projeto Lúcia Helena de Oliveira, Cristiane Beatriz Andrade Marques, Élbia Adriano R. da Cunha e Rubens Arantes realizam a 2ª etapa do projeto com  muita contação de histórias, cantigas e brincadeiras folclóricas.  A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Cultural, desenvolve o projeto BrincArte (Brincar com Arte) nas Escolas Municipais e CEMEIs. Os técnicos assessores do projeto Lúcia Helena de Oliveira, Cristiane Beatriz Andrade Marques, Élbia Adriano R. da Cunha e Rubens Arantes realizam a 2ª etapa do projeto com  muita contação de histórias, cantigas e brincadeiras folclóricas.  A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Cultural, desenvolve o projeto BrincArte (Brincar com Arte) nas Escolas Municipais e CEMEIs. Os técnicos assessores do projeto Lúcia Helena de Oliveira, Cristiane Beatriz Andrade Marques, Élbia Adriano R. da Cunha e Rubens Arantes realizam a 2ª etapa do projeto com  muita contação de histórias, cantigas e brincadeiras folclóricas.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento Cultural, desenvolve o projeto BrincArte (Brincar com Arte) nas Escolas Municipais e CEMEIs. Os técnicos assessores do projeto Lúcia Helena de Oliveira, Cristiane Beatriz Andrade Marques, Élbia Adriano R. da Cunha e Rubens Arantes realizam a 2ª etapa do projeto com muita contação de histórias, cantigas e brincadeiras folclóricas.

O objetivo do projeto é resgatar, registrar e revitalizar os jogos, brincadeiras e brinquedos tradicionais, considerando-os como parte integrante da cultura local, que transmitido de geração em geração, expressam diferentes valores e concepções. É através do resgate de brincadeiras folclóricas, que o Departamento Cultural pretende que as crianças descubram instrumentos de trabalho e práticas, que deram origem a algumas profissões da atualidade, e com isso, elas consigam desvendar curiosidades do patrimônio cultural, que fazem parte de seu desenvolvimento humano de hoje e de sempre. O projeto favorece à criança mais horas para brincar, criar e modificar o mundo, transformando-se em sujeito de sua própria ação.

A diretora do Departamento Cultural Maria Edilene Ferreira Leal acredita que a criança que tem oportunidade de brincar estará, emocionalmente, mais preparada para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social. Conforme o Secretário Municipal da Educação, Marcos Bordon, esses momentos lúdicos colaboram para o desenvolvimento integral da criança.

Além de ampliar a sua experiência e conhecimento, estimulam o interesse pela dinâmica da vida social, contribuindo também, para a sua integração e convivência na sociedade, marcadas pelos valores de solidariedade, liberdade, cooperação e respeito.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar