WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

06/03/2009 - Eleições para diretor acontecem dia 22

Setenta e sete candidatos disputam 34 vagas

Oitenta e nove candidatos se inscreveram interessados em dirigir as 34 escolas municipais de ensino fundamental em Uberaba. Doze deles, porém, após o curso obrigatório, desistiram da disputa na fase de apresentação de pré-projetos. Com isto continuam no pleito, nesta reta final, 77 postulantes. Segundo o secretário municipal de Educação, Marcos Bordon, todas as unidades apresentaram candidatos, sendo que em três delas foram registradas candidaturas únicas. Pelas regras definidas o candidato para se tornar diretor, antes de passar pelo voto direto da comunidade, deverá alcançar percentual em avaliações técnicas. Não alcançando o índice mínimo de 70% em caso de candidato único ou escola sem candidatos aprovados, esclarece o secretário, fica a critério da Prefeitura indicar um nome, entre os que estão em condições e tenham perfil da escola onde a vaga existir. Ele ressalta que mesmo o candidato único aprovado nas etapas iniciais deverá passar pelo processo eleitoral, e ser aprovado pela comunidade.

Preparação - Os inscritos passaram por curso entre os dias 2 e 19 de fevereiro, onde, além de prática pedagógica e conhecimentos específicos inerentes ao cargo para o bom desempenho da função, também foram observadas habilidades administrativas e de gestão que a Secretaria entende serem importantes para o cargo de direção escolar.

Depois de avaliados em sete módulos por uma banca examinadora, os candidatos, a exceção de 12 desistentes, apresentaram pré-projetos. A maioria dos que permanecem no páreo (77 candidatos), observa Bordon, é formada por mulheres. O prazo para a apresentação dos pré-projetos terminou dia 26 e a banca examinadora a partir de 3 de março começou a avaliar as propostas com a presença do candidato a quem coube defender oralmente a matéria e responder questões apresentadas acerca dela. Esta fase termina neste sábado, dia 7. Já na segunda-feira, dia 9, os nomes dos aptos a irem à votação serão divulgados na Secretaria de Educação, site da Prefeitura e posteriormente no Porta-Voz.Quem não concordar com o resultado pode protocolar recurso no dia 10 (terça-feira) cujas decisões serão conhecidas no dia seguinte. Também no dia 10 o candidato aprovado deverá inscrever sua chapa com o nome do vice-diretor, cujo deferimento está previsto para quarta-feira (11), com divulgação das chapas à comunidade.

Quem vota? - O comitê eleitoral que vai gerir o processo de escolha dos novos diretores da rede municipal de ensino será formado até o dia 20, dois dias antes da eleição, marcada para dia 22 em todas as escolas. Têm direito a voto os alunos a partir de 12 anos, pais de alunos de qualquer idade, professores e quadro de funcionários de cada escola. O voto é livre. A publicação das chapas vencedoras acontece dia 30 com a posse dos eleitos no dia 31.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar