WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/04/2013 - Alunos da rede pública dão continuidade a ações de combate a dengue

Tem início em maio, as atividades dos agentes mirins ecológicos em ações de combate a dengue. Os agentes são alunos da rede municipal de Ensino, que desenvolvem prática de ações educativas diferenciais. De acordo com Silvana Elias, desde fevereiro, os alunos estão envolvidos em atividades que giram em torno de palestras com a família e comunidade, a sensibilização através de filmes educativos, entre outras. Ela também lembrou que os diretores, professores e outros servidores também se envolvem, visto limpeza geral da rede física das escolas.

“As unidades escolares da rede municipal de ensino estão fazendo sua parte visando à eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, bem como a conscientização sobre a necessidade de prevenção dessa doença, em parceria com o Setor de Zoonoses. Seja sensibilizando os alunos e suas famílias, seja com os servidores e a comunidade que ficam no entorno das unidades”, explicou.

Os agentes mirins, a partir de maio, confeccionarão botons, murais e participarão de oficinas de garrafas pets para confecção de armadilha contra o mosquito. Eles também desenvolverão atividades no clube de leitura com apresentações cênicas de gêneros textuais. Ainda de acordo com a secretária, devem ocorrer passeatas pelas ruas do bairro, bem como a distribuição de panfletos informativos sobre a dengue.

Origem – De acordo com as informações, no cotidiano escolar, os servidores da Educação devem promover ações visando identificar as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento, bem como as causas de ocorrência da epidemia. Elias explicou também que os alunos serão orientados para reconhecer a importância dos hábitos de higiene como forma de manter a saúde e prevenir doenças, especialmente, o descarte adequado de resíduos sólidos urbanos.

Os alunos ainda participam de estudos para conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty e também identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue. Ou seja, a ideia é que discutindo e trabalhando estas questões na vivência escolar, os alunos adquiram hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a doença, exercitando a cidadania e aplicando os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

“Acreditamos que essas ações educativas possibilitam sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de continuar trabalhando em busca do combate ao mosquito da dengue, erradicando, assim, essa doença em nosso município”, finalizou Silvana Elias.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar