WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

26/04/2013 - Atividade da UAI atrai centenas de idosos

Mais de duas mil pessoas passam diariamente pela Unidade de Atenção do Idoso de Uberaba – UAI. A maioria busca além da inclusão social, atividades esportivas e terapêuticas, como a hidroginástica, considerada carro chefe das ações e reúne centenas de pessoas todos os dias.

Além do convívio social, os idosos são atraídos pelas salas de convivência, consideradas salas terapêuticas, onde dezenas de idosos desenvolvem trabalhos artesanais, como pintura, bordado, crochê e bisqui. A sala de inclusão digital também é muito procurada, uma vez que coloca o usuário diante do mundo através das redes sociais.

Projetada para receber projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas consideradas já na terceira idade, a unidade tem atendido seu objetivo, conforme avalia a coordenadora pedagógica da UAI, Geovana Andrade Silveira. “Todo trabalho realizado junto aos idosos tem por objetivo valorizar e resgatar a dignidade, buscar a promoção da vida e favorecer a troca de experiências entre os envolvidos no processo de inclusão. Nesta fase da vida, os idosos se sentem muito sozinhos, a solidão é o primeiro passo para o problema da depressão e de outras doenças. Não podemos deixar que isto tome conta do nosso idoso, por isso fazemos todas essas ações”, explicou Geovana, que destacou ainda que o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos com a terceira idade deve e tem que ser totalmente interativo e social.

A servidora pública aposentada Alda Pinheiro, encontrou na UAI o caminho para estimular seu bem estar. Ela disse que quando se aposentou ficou preocupada com o que iria fazer para passar o tempo e que por indicação de uma amiga chegou até a unidade. “Ainda existe muito preconceito da sociedade com a terceira idade, mas temos que driblar as adversidades e buscar o bem estar. Aqui consegui encontrar um novo começo, além de aprender muita coisa, também posso compartilhar o que sei”, finalizou ela.

A UAI oferece diariamente aulas de Hidroginástica, natação, ginástica, musculação, canto coral, culinária, dança de salão e outras atividades recreativas. Outras ações consideradas importantes, principalmente para o convívio social são as salas de inclusão digital, alfabetização e artesanato. Nesta semana, dezenas de trabalhos artesanais estão em exposição para apreciação do público em geral.

Cerca de oito mil pessoas da terceira idade estão cadastradas na UAI e participam ativamente das ações desenvolvidas pela instituição. Para ter acesso às atividades é necessário que o candidato tenha idade mínima de 50 anos, apresente os documentos pessoais, CPF e RG, comprovante de endereço e telefone, além de duas fotos 3x4. Para a prática esportiva é necessário atestado médico. 

A UAI funciona das 8 às 11horas e das 13 às 17 horas de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 33126415.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar