WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

19/04/2013 - Alunos da rede pública recebem certificados do concurso promovido pela Nasa

Em solenidade ocorrida ontem (18), cinco alunos da rede pública receberam certificados do concurso “Cassini - Cientista por um dia”, promovido pela NASA (National Aeronautics and Space Administration -Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço). Os vencedores do certame foram agraciados com o certificado em evento no anfiteatro da Biblioteca da Universidade de Uberaba – UNIUBE. O coordenador do projeto, professor Hugo Penido Gattoni, é diretor de Serviços Acadêmicos da universidade e há anos mantém contato com a NASA. Justamente por esta proximidade, ele recebeu o convite para coordenar, voluntariamente, este trabalho.

Segundo Gattoni, para dar início ao projeto ele visitou as escolas de Uberaba (públicas e particulares), onde envolveu alunos, professores e diretores em prol do concurso. Alunos de 10 a 18 anos foram convidados a fazer uma redação com 500 palavras, onde explicavam o motivo de terem escolhido um, entre três alvos observados pela sonda Cassini, que orbita o planeta Saturno.

Ao todo 24 alunos da rede pública e particular participaram do concurso, sendo que os vencedores são:

Escola Municipal Professora Niza Marquez Guaritá – Orientadora Professora Giovanna da Silva Mendes

·        Anna Karolyna de Fátima Esteves Vieira, 12 anos – tema “Saturno e seus Anéis”;

·        Fernanda Correa Fortes – 12 anos – tema “Saturno e seus Anéis”;

·        Karla Rocha Gonçalves – 12 anos – tema “Saturno e seus Anéis”;

·        Priscila Correa de Castro – 12 anos – tema “Saturno e seus Anéis”.

Escola Municipal Uberaba – Orientador Professor Nélio Cardoso

·        Jean Borges Marques – 14 anos – tema “Anel F”.

Escola Estadual Marechal de Humberto de Alencar Castelo Branco – Orientadora Professora Débora de Oliveira Cardoso

·        Nícolas de Oliveira – 15 anos – tema “Anel F”;

·        Júlia Pereira Campos – 15 anos – tema “Anel F”.

Colégio Cenetista Dr. José Ferreira – Orientador Professor Danilo Tristão Santos

·        Vítor Hugo Leandro de Paula – 15 anos – tema “Anel F”;

·        Ana Maria Alves de Paula – 16 anos – tema “Lua Pã”;

·        Anselmo Emílio Tomain – 17 anos – tema “Lua Pã”;

·        Bernardo Araújo Ferreira – 16 anos – tema “Lua Pã”;

·        Hamir Abdalla Hosni – 17 anos – tema “Lua Pã”.

Para a subsecretária de Educação do município, Marilda Ribeiro Resende, que participou da solenidade, afirmou que o concurso é um instrumento de estímulo para os alunos, que passam a se interessar pelo tema proposto, além de ser uma forma eficiente de estudo. “Todos os alunos estão de parabéns, são merecedores desta homenagem, pois se dedicaram ao estudo para preparem uma redação consistente. Os orientadores também merecem nossos cumprimentos, pois mesmo com todas as funções que desempenham se dedicaram a estes alunos. A secretaria de Educação com certeza se sente bem representada por seus alunos e professores. E não podemos nos esquecer do  coordenador do projeto, Hugo Gattoni, que  pois disponibilizou seu tempo para enriquecer o ensino de Uberaba”, disse.

Dados - A NASA é uma agência do Governo dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas espaciais, que tem como objetivo fomentar o futuro na pesquisa, descoberta e exploração espacial. O nome do concurso Cassini, tem origem na sonda Cassini-Huygens, que é uma missão conjunta da NASA e da ESA (Agência Espacial Européia), destinada ao estudo de Saturno e Titã.

Informações sobre os temas escolhidos pelos alunos: Saturno e seus Anéis – Os anéis de Saturno são constituídos essencialmente por uma mistura de gelo, poeiras e material rochoso, por vezes comparados a uma pista de patinagem. Embora possam atingir algumas centenas de milhares de quilômetros de diâmetro, não ultrapassam 1,5 km de espessura. A origem dos anéis é desconhecida. Descobertas recentes, através de medições da sonda Cassini-Huygens, relatam a existência de uma atmosfera independente da de Saturno, que existe em torno dos anéis e que é constituída essencialmente de oxigênio molecular.

Anel F – O anel mais externo de Saturno, o anel F, é uma estrutura complexa feita de vários anéis menores ao longo dos quais se vêem "nós". Os cientistas especulam que estes nós podem ser aglomerados de material do anel, ou mini luas. Através de imagens da sonda Cassini, aparece algumas estruturas espirais ainda não explicadas.

Lua Pã - Descoberta em 1990, a Lua Pã é uma das muitas luas que orbitam dentro dos anéis de Saturno. As imagens da sonda Cassini são inéditas e mostram que a lua se parece com um ovni. Os especialistas acreditam que esta lua nasceu da acumulação de partículas geladas, de que são feitos os próprios anéis de Saturno. A descoberta acrescenta conhecimento sobre a matéria de que são feitos os planetas. Pã e a outra lua conhecida do planeta, denominada Atlas, medem cerca de 20 quilômetros e demoram cerca de 14h a fazer uma rotação completa.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar