WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/03/2013 - Educadores apresentam demandas para Secretaria de Educação

Durante a noite de ontem, no colégio Marista, aproximadamente, 300 educadores participaram de uma reunião com a equipe técnica da Secretaria de Educação, bem como com sua titular Silvana Elias e a vice-secretária Marilda Ribeiro. O encontro faz parte de um trabalho desenvolvido pela pasta, com o intuito de humanizar o relacionamento dos servidores da Educação, bem como conhecer as demandas das instituições escolares, através de informações do corpo administrativo e docente das mesmas.

A secretária explicou que foram realizadas reuniões com os diretores, orientadores e agora com o corpo docente. O próximo encontro será realizado com o corpo administrativo das escolas. Elias disse ainda que eram esperados 67 educadores, haja vista que seria um representante de casa escola. “A vinda de 300 educadores me deixou feliz e grata. Nós pedimos a eles que se reunissem nas escolas, escolhessem um porta-voz e, com antecedência, nos enviassem suas necessidades, reclamações, dúvidas e sugestões. E isso foi feito. Mas, realmente, a participação foi expressiva e comunga com a abertura de diálogo que propomos”, disse.

Tópicos - As demandas apresentadas pelos educadores foram compiladas e durante a reunião respondidas. No que diz respeito às escolas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), as demandas apresentadas apontam a preocupação dos educadores com a formação continuada, incentivo ao professor, questões envolvendo recursos humanos, sendo que o relacionamento - alunos, pais e família - foi o mais citado pelos educadores, externando a apreensão dos mesmos com a educação no âmbito familiar.

Também no que diz respeito às reclamações e propostas apresentadas pelos representantes dos CEMEIS/Educação Infantil, os temas principais foram: Descompromisso da família, questões salariais e estrutura física e pedagógica, entre outros.

Silvana lembra que a questão de estrutura física e pedagógica, não apenas dos CEMEIS, mais de todas as escolas do município, estão sendo avaliadas e receberam atenção da administração no sentido de garantir que os alunos tenham aulas em locais seguros, agradáveis, com higiene adequada e equipamentos disponíveis para auxiliar no seu crescimento pedagógico. Ainda sobre este assunto, ela afirmou que desde o início do ano tem visitado as unidades escolares, fazendo um levantamento das necessidades. “Algumas, de tão precárias, foram fechadas pelo governo, no sentido de garantir a seguranças dos servidores e alunos, mas estaremos cuidando desta questão, pois entendemos que uma boa educação, também passa por um ambiente escolar adequado”, afirmou.

Outras demandas – No que diz respeito ao RH, a secretária garantiu que o setor terá atendimento matutino e vespertino no sentido oportunizar aos servidores o contato durante todo o dia. Ela também garantiu que irá contratar mais profissionais, rever pagamento de descanso remunerado, além da promoção de concurso que acabará com a rotatividade de profissionais, entre outros. “Também garantimos a manutenção do diálogo com o sindicato, no sentido de atender os profissionais da Educação no que diz respeito às questões de cargos e salários”, disse Elias, destacando questões como: pagamento do 14º aos professores com faltas justificadas mediante atestados médicos e óbito, pagamento remunerado extraturno para os professores, piso nacional, análise constante do plano de carreira e priorizar qualidade e não quantidade.

No que diz respeito ao relacionamento familiar do aluno, a secretaria promoverá ações de incentivo a participação da família na escola através de palestras, lembrando que sua não participação, acarretará em sua responsabilidade pela omissão. Também será reativado o programa “Escolas de Pais”, além de garantir benefícios de bolsas sociais ligadas ao desempenho dos alunos e a criação de mecanismos que obriguem a família a assumir o seu papel e diminuição do assistencialismo.

Para Silvana Elias a apresentação desta demanda é sintomática e demonstra a preocupação dos educadores com o desenvolvimento social e familiar do aluno. “Quando professores apresentam este tema como demanda, sinto-me reconfortada, pois fica claro que eles não pensam apenas em seus benefícios, mas sim demonstram que estão preocupados com os alunos, com seu futuro e isto é humanização do relacionamento entre educadores e alunos. Atitudes assim é que mudam a Educação para melhor. Esta reunião nos deu a certeza que estamos no caminho certo e o reflexo das medidas que estamos adotando e ainda iremos adotar, aparecerá na Educação dos cidadãos uberabenses”, finalizou.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar