WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

17/09/2009 - Semec e Amigo do Campo iniciam etapa “Horta 2009” nas Escolas Rurais

Semec e Amigo do Campo iniciam etapa nas escolas rurais Semec e Amigo do Campo iniciam etapa nas escolas rurais Semec e Amigo do Campo iniciam etapa nas escolas rurais

O Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolve, em parceria com o Sindicato Rural, o projeto Amigo do Campo, que inicia no segundo semestre, a etapa 2009 de plantio de Hortas Comunitárias nas escolas. O projeto envolve as oito Escolas Rurais: E.M. Gastão Mesquita Filho, E.M. Frederico Peiró, E.M. Celina Soares de Paiva, E.M. José Marcus Cherém, E.M. Maria Carolina Mendes, E.M. Sebastião Antônio Leal, E.M. Totonho de Morais, E.M. Vicente Alves Trindade e o CEMEI Nicanor Pedro da Silveira.

Ao todo, cerca de 2.600 crianças que moram nas comunidades rurais, serão beneficiadas. O projeto Amigo do Campo tem parceria com a Copervale, Emater, Sebrae, Satipel e Usina Vale do Tijuco. No mês de agosto, o presidente do Sindicato Rural, Rivaldo Machado Borges Júnior, distribuiu kits de sementes às escolas e reformou todos os coletores de lixo, para dar continuidade à proposta da Coleta Seletiva.

Equipe trabalha com total empenho:

Os técnicos e assessores pedagógicos do “Projeto Horta Comunitária”, Glaura Mendes Name e Lúcia Helena de Oliveira (Secretaria de Educação - Departamento Cultural), Tomás Antônio Chiatti (EMATER), Romeu Borges de Araújo Júnior e Rosângela Helena S. Crosara (Secretaria da Agricultura), iniciaram o trabalho com as escolas e orientaram sobre o plantio e o desenvolvimento das mesmas. Foram encontradas hortas com uma variada produção de hortaliças, outras que serão retomadas, além de outras a serem formadas.

A diretora do Departamento Cultural, Maria Edilene Ferreira Leal, acredita nos resultados positivos deste projeto e na educação da comunidade rural. A equipe continuará assessorando, incentivando e monitorando todo o trabalho em busca de ações efetivas sobre a preocupação em formar cidadãos conscientes e comprometidos, com os principais anseios da sociedade, promovendo, acima de tudo, a Educação Ambiental. Para o Secretário de Educação, Marcos Bordon, “projetos como esses estimulam a formação de cidadãos conscientes e críticos para atuarem na sociedade.

Dessa forma, o meio ambiente será respeitado, uma vez que o futuro ambiental está nas mãos dos jovens, e cabe a nós o dever de orientá-los para as diversas práticas ambientalistas”, concluiu.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar