WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/10/2012 - Grupo Emcantar promove oficina escutatória com professores da rede municipal

Grupo Emcantar promove oficina escutatória com professores da rede municipal. Foto: Francis Prado Grupo Emcantar promove oficina escutatória com professores da rede municipal. Foto: Francis Prado

Professores da rede pública municipal participaram nesta quinta-feira (dia 24) da Oficina Escutatória do Grupo Emcantar, no Centro de Cultura José Maria Barra. A atividade, oferecida de forma gratuita, tem sua metodologia baseada na tecnologia educacional desenvolvida pelo grupo a partir do conhecimento e das experiências adquiridas ao longo dos anos.

Chamada também de Escutatória, essa tecnologia, que está disponível para download no site do Emcantar, pode ser utilizada em escolas, empresas e grupos de pessoas interessadas. “O objetivo é contribuir para os processos de formação integral de crianças e adolescentes, por meio de vivências artísticas relacionadas à prática pedagógica. É trabalhar a arte na educação e a educação pela arte.”, explica Mariane Ávila, artista do Emcantar e produtora executiva dos espetáculos.

Mais do que um grupo artístico, o Emcantar também trabalha com ações de formação cultural, semeando arte e educação por onde passa com seus espetáculos. Nesse sentido, o grupo já soma mais de 15 mil participantes em oficinas realizadas em diversas cidades do Brasil.

As turnês de lançamento do álbum Escutatória são apresentadas pelo Governo de Minas e pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Em Uberaba, a Prefeitura e o Teatro Sesi/Centro de Cultura José Maria Barra são parceiros na realização dos eventos.

Espetáculo. Nos próximos sábado e domingo (dias 27 e 28) acontecem apresentações do Espetáculo Escutatória, aberto para o público em geral. As apresentações serão no Teatro SesiMinas, às 20h, e a entrada é franca, mas a organização sugere que o público faça a troca de ingressos por brinquedos uma hora antes dos espetáculos, para serem doados a instituições parceiras do SesiMinas. Em turnê pelos estados de Minas Gerais e São Paulo, o musical infantil já passou por Uberaba, Uberlândia, Araguari, Araxá, Patos de Minas, Divinópolis e São José do Rio Preto e Franca, com público estimado em cerca de 7500 pessoas. Em Uberaba, o Grupo Emcantar fará a gravação do DVD do espetáculo.

“Escolhemos Uberaba para a gravação do DVD pelo fato de a cidade possuir um aparato cultural que consegue atender as necessidades, tanto do artista, quanto do público. Mas, acima de tudo, pelo carinho com que sempre fomos recebidos. O Emcantar nasceu em Araguari, cresceu em Uberlândia e Uberaba é a cidade que sempre nos acolhe tanto para ações de formação educacional quanto para apresentações. A gravação do DVD é um presente que queremos dar à cidade”, diz Marco Aurélio Querubim, diretor e fundador do Emcantar.

Escutatória é um musical para toda a família. Empolgante e original, mescla música, dança e teatro. Os artistas em cena encarnam personagens de um mundo lúdico que remete, além do conto presente no álbum, a falas e costumes da tradição popular mineira.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar