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Educação e Cultura

16/08/2012 - Educação municipal supera metas do Ideb

Algumas escolas municipais já atingiram a meta para 2021

O prefeito Anderson Adauto cumprimentou nesta quinta-feira (dia 16) toda a equipe da Secretaria de Educação, em especial aos professores e alunos, pelos excelentes resultados alcançados pela rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no último dia 14. “Os números são resultado de todo o trabalho que estamos desenvolvendo na educação, que nunca recebeu tantos investimentos como nos últimos anos”, disse o prefeito. Em Uberaba o avanço maior foi registrado no 9º ano (antiga 8ª série) onde a média nas escolas municipais foi de 4,8, já atingindo a meta estabelecida para 2017.

O Ideb, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, é uma combinação do nível de conhecimento do conteúdo dos alunos, com índices de evasão e dependência, além do acompanhamento do ano de escolaridade/idade do aluno. A cada dois anos é divulgado o resultado de um índice, a partir da aplicação da Prova Brasil, que inclui avaliação do aluno (Língua Portuguesa e Matemática) e questionários para o professor e diretor da unidade escolar. No caso da rede municipal, que não oferece ensino médio, são avaliados os alunos do encerramento dos anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, 5º ano e 9º ano.

Desde 2005, os alunos do 9º ano aumentaram em 1,4 o índice, saltando de 3,4 (2005) para 4,8 (2011). De acordo com a secretária de Educação, Mara Boscolo, este índice é muito importante pois tanto a nível estadual quanto nacional os alunos deste ano tem apresentado queda no Ideb, enquanto em Uberaba o resultado foi crescente. “A cidade ficou 0,4 pontos acima da rede estadual local, e além da média de Minas Gerais”, explica a diretora do Departamento Pedagógico, Nilza Consuelo Alves Pinheiro.

A chefe de seção do Ensino Fundamental, Maria Inez Martino Prata, enfatiza que o objetivo é “entregar o aluno bem” para o ensino médio. “É importante ressaltar que fazemos a comparação sempre dentro da própria escola, pois as realidades são diferentes entre uma unidade e outra”, afirma. De acordo com ela, todas as escolas estão dentro da sua meta individual.

No caso dos alunos do 5º ano (antiga 4ª série), o índice alcançado em 2011 foi de 5,1, uma grande evolução desde o resultado apresentado em 2005, de 4,1. “Neste caso praticamente mantemos o mesmo índice de 2009 que foi de 5,2. Muitas vezes manter um índice bom é mais difícil do que avançar, por isso este resultado também é muito comemorado”, destaca a diretora de Gestão Educacional, Eliana Corrêa Salge. De acordo com ela, no 5º ano três escolas municipais já atingiram a meta para 2021, acima de 6,0, que é o índice dos países desenvolvidos.

“Tudo isso é o resultado de nossas políticas educacionais que incluem a informatização de todas as unidades, o Sistema Estruturado de Ensino, o SOS Pedagógico, a valorização dos professores, o Proeti, as ações culturais, entre outras”, afirma a secretária Mara Boscolo. De acordo com ela, a aplicação do SAEM (Sistema de Avaliação das Escolas Municipais) duas vezes ao ano também contribui para traçar estratégias de melhoramento do Ideb.

 
 
 

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