WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

11/09/2009 - SEDS articula e capacita rede de proteção social

SEDS articula e capacita rede de proteção social SEDS articula e capacita rede de proteção social

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDS) realizou, nesta quinta-feira (dia 10), reunião com as 122 organizações não governamentais que integram a rede complementar de assistência social de Uberaba. Em pauta a prestação de contas e uso consciente dos recursos de co-financiamento, parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no cumprimento de medidas sócio-educativas e capacitação para a implantação do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional.

A secretária Maria Thereza R. da Cunha explicou que o estímulo à parceria das ONG’s com o CREAS busca o cumprimento de medidas sócio-educativas, determinadas pelo Poder Judiciário. O papel do Centro de Referência Especializado é coordenar e articular a proteção social especial de média complexidade, ofertando atendimento aos indivíduos e suas famílias em situação de risco ou violação de direitos.

A parceria proposta para as Organizações não Governamentais possuem o intuito de trabalhar a responsabilização dos 177 adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, bem como contribuir para que essas instituições possam, recebendo estes adolescentes, realizar sua função social, sem deixar de agregar os serviços prestados com as atividades já desempenhadas. Tetê R. da Cunha destaca o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social, com a participação de todas as ONG’S que integram o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Também durante a reunião, a nutricionista da Seds, Cecília Alkimim Silva apresentou o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional, a ser implantado no município, em parceira com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O principal objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, através da realização de cursos de capacitação na área de preparo, distribuição e acondicionamento de alimentos, bem como aproveitamento integral para evitar o desperdício. Ela explicou que os cursos serão oferecidos às 120 instituições sociais que distribuem refeições para a população em situação de vulnerabilidade social, beneficiárias do Banco de Alimentos. Serão capacitados quatro funcionários/voluntários de cada ONG, totalizando 480 multiplicadores. Estão previstas 24 turmas com 40 horas/aula e 20 participantes em cada. As aulas serão realizadas no Centro Social Dr. Décio Moreira, na av. Guilherme Capucci, bairro Elza Amui, a partir de outubro.

O recurso, advindo do Ministério, acobertará as despesas de implantação da unidade de educação alimentar e nutricional, que contará com uma sala de aula e uma cozinha experimental, devidamente equipada com cadeiras estofadas, computador, aparelho de DVD, TV 29”, armários, fogão de seis bocas, forno microondas, utensílios de cozinha, materiais de consumo e didático. Serão contratadas ainda duas auxiliares de cozinha.

A contrapartida da Prefeitura se dará com a aquisição de gêneros alimentícios para as aulas práticas e materiais permanentes como geladeira e projetos de multimídia, dentre outros, além do fornecimento de vale transporte para facilitar a locomoção dos participantes.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar