WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

11/09/2009 - Reunião discute projeto de reflorestamento

Para expor e ajustar ações de recuperação de matas ciliares da bacia do córrego Alegria (afluente do rio Uberaba), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou reunião nesta sexta-feira (dia 11) com parceiros na gestão do trabalho a ser realizado na melhoria de toda a bacia do rio Uberaba.

O projeto que visa à revitalização de áreas prejudicadas em todas as extensões da bacia do rio Uberaba, criado e defendido pelo promotor de Meio Ambiente, Carlos Alberto Varela, tem como piloto a etapa do córrego Alegria. Segundo o Diretor de Recursos Ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Sidney, o projeto conta com diversos parceiros que irão realizar desde os planos técnicos até doação de mudas e insumos para os produtores rurais desenvolverem os reflorestamentos. “Essa etapa é voltada à apresentação de estudos acerca das áreas a serem reflorestadas, e a partir de outubro serão iniciados os reflorestamentos”, explica o diretor.

O projeto possui parceiros do setor de pesquisa como: Emater, Epamig, IEF, além de contar com a participação de Ongs, Codau, Universidades e Câmera Municipal. O vereador José Gilberto Ripposati, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, defende essa união de parceiros para amparar o produtor rural na preservação das matas ciliares. “Nós visamos buscar o produtor para que ele possa participar da reformulação de áreas que no passado eram preservadas”, alerta.

O projeto visa uma parceria na qual o produtor entra de forma cidadã e voluntária, evitando a autuação legal, pois os produtores são legalmente responsáveis por todas as áreas que estejam prejudicadas localizadas em suas propriedades. As medidas visam melhorar as margens do córrego Alegria, que possui 13 nascentes, todas de fundamental importância ao rio Uberaba, que por sua vez preenche mais de 80% do abastecimento da cidade.

Com um maior volume de água e com melhor qualidade, a população ganha na saúde da sua água e em custos, sendo que há uma maior economia no tratamento da água.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar