WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Arquivo Público

01/09/2009 - Jornada Mineira do Patrimônio Cultural movimenta Uberaba

A cidade de Uberaba, com o apoio da Prefeitura Municipal, recebe neste mês de setembro a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2009. O projeto traz diversas atrações que incentivam a divulgação das riquezas culturais de cada cidade visitada, mostrando aos cidadãos as riquezas de sua própria região.

Uberaba entra no circuito e revela uma programação variada com diversas exposições fixas e itinerantes, seminários, cursos, oficinas, festivais de gastronomia e de arte, visitas guiadas a patrimônios locais e edição de livros. A proposta revela estimular atividades de educação patrimonial e de transmissão de valores culturais. A coordenadora da equipe técnica, Juliana Almeida de Melo, diz que a cidade precisa mostrar os seus valores.

“Não adianta investirmos e incentivarmos novas ideias se não conhecemos nem mesmo o nosso patrimônio, o que já temos precisa ser de conhecimento dos uberabenses”, afirma ela. A organização surgiu da parceria entre o Conphau e a Secretaria de Educação e Cultura que, juntas, resolveram disseminar a idéia retirada do Ano da França no Brasil.

A França escolhe a cada ano um país diferente para divulgar os valores e patrimônios culturais franceses através de tradições, festas populares, feiras de artesanato e festivais de arte. O Brasil foi o escolhido em 2009 e, segundo Juliana, foi a partir daí que a idéia de difundir eventos culturais semelhantes ao evento francês no estado surgiu, criando a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.

O evento mineiro passa por Uberaba em setembro, mas vai continuar durante o ano inteiro com o apoio do Supermercado Carrefour, Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães, Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB, Fundação Museu Zebu Edílson Lamartine Mendes, 39ª Superintendência Regional de Ensino, Escola Estadual Brasil, Escola Municipal Frederico Peiró, Associação das Comitivas de Uberaba e Região (ACUR), Associação das Mulheres Rurais de Uberaba e Região (AMUR), Casa do Artesão e 4º Batalhão da Policia Militar de Uberaba, Câmara Municipal de Uberaba e Arquivo Público de Uberaba.

A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2009 foi aberta ao público nesta terça-feira (dia 1) na Câmara Municipal e termina no dia 28 na Escola Estadual Brasil. Para os interessados em participar, a programação está no site da Fundação Cultural, no endereço www.uberaba.mg.gov.br/fundacaocultural. Ou então pelo telefone 3331-9200 ou 3312-7118.

 
 
 

Outras Notícias: Arquivo Público



Voltar