WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

15/03/2012 - Programa Formação pela Escola é realizado em Uberaba

O Departamento de Formação Continuada, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, em parceria com o MEC, iniciou nesta quinta-feira (dia 15), na Escola Municipal Frei Eugênio, o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola.
Com a temática “O FNDE e o Apoio às Políticas Públicas para a Educação Básica”, a primeira aula presencial apresentou o Programa Formação pela Escola, a Plataforma Moodle e o Módulo Competências Básicas.
O Programa Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado para a formação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
Segundo a diretora do Departamento de Formação Continuada, Professora Renilda Rosa, “o programa consiste na oferta de cursos de formação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social”.
Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE.
O primeiro módulo, denominado Competências Básicas, consiste em orientações introdutórias para o conhecimento das Políticas Públicas Educacionais e agrega informações relativas às Políticas Públicas na Área Social, particularmente, no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.
Os módulos seguintes são temáticos como o Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, Programa de Transporte do Escolar - PTE, Programas do Livro - PLI, Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, Controle Social para Conselheiros, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e Prestação de Contas.
Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração, e a distância, pela Plataforma Moodle, com 32 horas, em um período mínimo de 30 dias e máximo de 45 dias, respeitados os períodos de vinculação estabelecidos pela Coordenação Nacional do Programa.
Os cursistas são acompanhados por um sistema de apoio à aprendizagem pela tutora municipal Jane Marie Gomes de Almeida, que desempenha o papel de orientadora na fase presencial e de educação a distância.
Os concluintes dos módulos com aproveitamento receberão o comprovante de aprovação de 40 horas por módulo estudado.
As fichas de pré-inscrições encontram-se no site www.uberaba.mg.gov.br


 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar