WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

10/03/2012 - Eventos marcam encerramento do projeto “Mulheres da Paz”

No final deste mês de março, completando um ano de duração, termina o projeto “Mulheres da Paz”, criado em âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e em Uberaba gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds).
De acordo com a coordenadora Adacely Ferreira, para fechar o projeto diversas atividades e eventos serão realizados ao longo do mês. No próximo dia 21 acontecerá o encontro dos “Meninos Guerreiros da Paz” com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. Ela explica que são 30 adolescentes de escolas municipais que desde o ano passado estão sendo orientados pelas Mulheres da Paz, por meio de encontros semanais e palestras, sobre temas que ditam a esta faixa etária, como por exemplo, violência, prevenção da dependência química, a importância da vida mais saudável pela educação e esporte, entre outros. “A culminância será o treinamento, nos períodos da manhã e tarde, com os Bombeiros”, pontua Adacely.
Bem como com os meninos, 48 adolescentes do sexo feminino, a partir de 14 anos e de bairros vulneráveis à segurança e socialmente, também foram orientadas pelas Mulheres da Paz, que desenvolveram e ensinaram lições de cidadania e solidariedade. A coordenadora explica que no dia 29, por meio de parcerias e com a ajuda da comunidade, será possível tornar um sonho em realidade com o baile coletivo de debutantes no Uberaba Tênis Clube. Para tanto, o evento será realizado com número de convidados restritos, divididos entre as participantes.
No dia 31, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e Horto Municipal, acontecerá o “Flores do Jardim da Nossa Praça”, no Jardim Maracanã. Segundo Adacely, serão entregues mudas para que as crianças as plantem com a comunidade na praça do bairro. “A ideia é que a semente seja lançada não só na terra, mas também no coração das pessoas em relação à importância da preservação do meio ambiente e da vida”, acrescenta a coordenadora, lembrando que a revitalização acontecerá na parte da manhã, na praça da Rua Ivan Donizete de Carvalho, 200.
Quanto à formatura e entrega de diplomas às Mulheres da Paz, a expectativa é que aconteça no mês de abril. Mas a atuação delas nos bairros finaliza no dia 31. “Este é um projeto que colheremos os frutos em longo prazo. Mas, é certo que foi uma ação transformadora tanto para as mulheres que trabalharam como para a comunidade por um todo. Acreditamos que esse projeto precisa ser uma política pública permanente e lutaremos para que isso aconteça”, fecha a coordenadora.
O “Mulheres da Paz” teve como objetivo incentivar, por meio de transferência direta, a construir e fortalecer as rede sociais de prevenção e enfrentamento às violências. No total foram selecionadas 100 participantes, divididas em três áreas, que trabalharam dentro das comunidades em que atuam, fazendo visitas, conversando, detectando situações de conflitos e aprendendo junto com equipe multidisciplinar, formada por advogada, assistente social e psicóloga, a realizar palestras, dinâmicas e a serem mediadoras das políticas públicas sociais.
As selecionadas foram cadastradas no Ministério da Justiça e receberam uma bolsa no valor de R$ 190,00 por 12 meses. Antes de começarem os trabalhos junto às comunidades, as participantes passaram por treinamento com temas importantes para o desenvolvimento do projeto como segurança pública, mediação de conflitos, Lei Maria da Penha e Estatuto da Criança, entre outros.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar