WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

13/02/2012 - Coordenadoria do Mato Grosso visita Uberaba para conhecer projeto da Universidade Aberta do Brasil

Coordenadoria do Mato Grosso visita Uberaba para conhecer projeto da Universidade Aberta do Brasil. Foto: Enerson Cleiton Coordenadoria do Mato Grosso visita Uberaba para conhecer projeto da Universidade Aberta do Brasil. Foto: Enerson Cleiton Coordenadoria do Mato Grosso visita Uberaba para conhecer projeto da Universidade Aberta do Brasil. Foto: Enerson Cleiton

Na manhã desta segunda-feira (dia 13), o Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação recebeu a visita da coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Mato Grosso, Fabíola Sartin Dutra Parreira de Almeida, diretora de educação à distância da UNEMAT. A visita teve como objetivo conhecer o funcionamento do pólo da UAB de Uberaba.

O Ministério da Educação lançou, em dezembro de 2005, o programa Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), com o objetivo de democratizar, expandir e interiorizar a oferta de ensino superior público e gratuito no país. A partir de 2007, com as novas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa UAB passou a integrar as atividades da Diretoria de Educação a Distância, com a missão fundamental de colaborar com o processo de formação inicial e continuada de professores para a educação básica em todo o país.

“O objetivo principal do Governo Federal com a implantação da UAB é a ampliação do acesso à formação universitária por meio da metodologia da educação à distância, já que muitas pessoas não têm condições de se locomover até uma universidade ou muitas vezes não tem tempo devido ao trabalho” afirma Fabíola.

Por intermédio das Secretarias Estaduais de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), prefeitos e governadores, o Sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, visando a atender às demandas locais por educação superior. Os cursos oferecidos são em modalidade de educação à distância e gratuitos. São oferecidos cursos de licenciatura, bacharelado, pós-graduação, aperfeiçoamento e extensão.

A Prefeitura de Uberaba é a mantenedora do pólo de ensino na cidade, por meio da Secretaria de Educação, onde são disponibilizados computadores, monitores e toda a estrutura necessária para a realização de provas, atividades diversas, vídeo-conferência e etc. O pólo da UAB em Uberaba está localizado na Escola Municipal Boa Vista.

Cerca de mil alunos estão matriculados em diversos cursos oferecidos pelas universidades parceiras, como UFU, UFMG e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Os cursos oferecidos são: Pedagogia, Administração Pública, Letras Inglês e Espanhol, Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão Pública em Saúde, cursos de especialização em Formação Pedagógica de Educação Profissional na área da Enfermagem, Atenção Básica em Saúde da família, e cursos de licenciatura em matemática e computação. “Nosso objetivo é ampliar a estrutura física do pólo na cidade, a fim de que possamos atender cada vez mais alunos. Nós também estamos preparando um enquete a ser disponibilizada no site da PMU, para que as pessoas apontem quais cursos elas têm maior interesse e assim possamos aumentar a lista de cursos oferecidos”, ressalta Renilda Maria Rosa, diretora do Departamento de Formação Continuada da Secretaria de Educação.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar