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Educação e Cultura

09/01/2012 - Smec comemora resultado do Saem após implantação do Sistema Estruturado de Ensino

Detalhes dos resultados do segundo Saem (Sistema de Avaliação do Ensino Municipal) de 2011 foram divulgados nesta segunda-feira (dia 9) pela psicopedagoga Maria Inez Pucci De Martino Prata, chefe de Seção do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba (Smec).

O sistema estruturado foi instituído em 2006 para alunos do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), inicialmente com quatro avaliações anuais. A partir de 2007, conforme explica Maria Inez, foi adotada aplicação semestral, a fim de facilitar intervenções no processo ensino-aprendizagem, bem como possibilitar diagnóstico mais amplo e preciso. O último Saem de 2011 foi realizado em 26 de outubro.

Ainda conforme a chefe da Seção do Ensino Fundamental, percebe-se que as segundas avaliações apresentam tendências de queda, tendo em vista maior quantidade de conteúdo. Ela comenta que 2011 foi um ano de muita mudança, a partir da implantação do Sistema Estruturado de Ensino. “No início houve resistência, mas já superada. No entanto, foi algo novo. Alunos nem professores estavam acostumados com o material e passou-se por fase de adaptação”, explica ela justificando que o segundo Saem do ano passado apresentou “queda de tendência normal”.

Em 2010 o primeiro Saem apresentou média final de 59,48% e o segundo 56,81%. Em 2011 o primeiro ficou em 61,6% e o segundo em 55,15%. “Ficamos muito felizes com as escolas, haja vista que o menor percentual foi de 47,04%. Quando começamos, a média girava entre 35% e 38%”, afirma Maria Inez.

Os dados mostram que na primeira prova de 2010, 979 estudantes obtiveram 100% de acertos e na segunda 872 alunos. Em 2011 o universo dos que acertaram toda a avaliação ficou em 852 alunos no semestre inicial e 656 no período final quando se submeteram à prova 14.608 alunos, uma abstenção de 6,57%.

Com o relatório do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira em mãos, segundo Maria Inez, a Secretaria já trabalha em análise criteriosa, unidade por unidade de ensino. Ela ressalta ainda um programa de suporte ao novo sistema adotado pelo Município que visa a trabalhar as dificuldades dos alunos, a partir do diagnóstico. É o S.O.S. Pedagógico, uma espécie de reforço de conteúdos oferecido para aqueles alunos que apresentam mais dificuldade. A atividade é oferecida em período extraturno ao da matrícula ou no sexto horário, de março a dezembro.
 

 
 
 

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