WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

26/08/2009 - Crianças fazem Arte em escola municipal

Começou na segunda-feira (24) e vai até sexta-feira (dia 28) a oficina de arte do projeto “Arte na Infância” em Uberaba. O evento acontece na Escola Municipal José Macciotti, no bairro de Lourdes, numa parceria da Secretaria Municipal de Educação (Departamento Pedagógico), o Instituto AVIVA, com a apresentação do Instituto Algar. Os trabalhos artísticos produzidos irão compor uma exposição na cidade ainda este ano, segundo informa Elias Rodrigues de Oliveira, responsável pelo projeto.

Durante a semana, crianças de 6 a 14 anos participam de palestras e oficinas, que visam a despertar a expressão artística e cultural ao entendimento de que a partir de sua experiência, a criança eleva a auto-estima e promove sua inserção cultural na sociedade. O projeto foi iniciado em 1999 e viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura e já atendeu a mais de 30 mil crianças em todo o estado.

A edição atual do “Arte na Infância” contempla, além de Uberaba, também Pará de Minas, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia.

Detalhes - O projeto acontece em parceria com escolas públicas e centros culturais, reunindo palestras, cursos e exposições de arte com o objetivo de promover, valorizar e divulgar as expressões artísticas da infância. Nas oficinas, atividades teóricas e práticas associam técnicas tradicionais a recursos de computação e internet.

Assim, afirma Elias, o projeto promove o ensino de arte para que a criança, através de sua percepção, realize arte em seu meio cultural e, ao interpretar, compreender, expressar e comunicar o seu próprio contexto, ela se torne desperta e capaz de compreender também a expressão dos outros. “Ao participarem crianças, famílias, professores, instituições de ensino e de cultura, o projeto envolve toda a comunidade, alcançando assim conquistas sociais, artísticas e culturais”, destaca o educador e idealizador do projeto.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar