WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

24/11/2011 - Índice de analfabetismo em Uberaba é inferior a 5%

De acordo com dados divulgados pelo IBGE sobre o Censo 2010, a taxa de analfabetismo em Uberaba, referente às pessoas com mais de 15 anos, é de 4,22%, o que equivale a 10.052 analfabetos nessa faixa etária. Esse percentual representa uma queda significativa no índice informado pelo Censo 2000, que na época era 6,27%.

Os dados apontam que entre 15 a 24 anos, atualmente esse número é de 0,9% contra 1,6% do recenseamento anterior, assim como também de 25 a 59 anos, que de 5,1% caiu para 3% e acima de 60 anos, de 20,4% em 2000 para 13,8% em 2011. Vale ressaltar que a obrigatoriedade da educação básica é até os 15 anos, sendo considerado analfabetismo a partir desta idade.

Segundo a diretora do Departamento Pegadógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Nilza Consuelo Alves Pinheiro, no sentido de minimizar ainda mais estes números, várias ações vêm sendo desenvolvidas pela pasta. Dentre elas, a implementação de sala de alfabetização de adultos pelo Programa Brasil Alfabetizado MEC/FNDE e pelo projeto “Uberaba, uma cidade que lê”, bem como a oferta da modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, anos iniciais e finais do ensino fundamental, em quinze unidades escolares e sete salas anexas. “E, para a realização dessas iniciativas, principalmente no que diz respeito às salas de alfabetização de adultos, buscamos o apoio e parceria das demais secretarias municipais, das escolas, das associações de bairros, das ONGs e de entidades diversas”, salienta ela.
Para a chefe da Seção de Educação de Jovens e Adultos, Edimar de Carvalho, essa mobilização tem como objetivo sensibilizar a comunidade em geral, oferecendo às pessoas que não tiveram acesso à educação, em idade própria, não apenas o direito à escolarização básica, mas também a oportunidade de praticar o exercício pleno da cidadania e de elevar a autoestima. “Tudo isso partindo do princípio apregoado pela Unesco: a formação ao longo da vida”, fecha Edimar.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar