WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CEREST

21/11/2011 - Cerest conscientiza alunos da zona rural sobre agrotóxicos

A partir desta terça-feira (dia 22), equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) visitará escolas da zona rural para conscientizar estudantes e pais sobre os cuidados necessários ao manejo de agrotóxicos. A atividade começa na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, em Santa Rosa, e percorrerá os demais bairros rurais até dezembro.

Conforme a engenheira de segurança do trabalho do Cerest, Maria Jose Ferreira, a proposta é apresentar medidas de segurança para evitar intoxicação por causa do agrotóxico de forma didática e recreativa, com músicas e bricadeiras. Serão abordados o uso do equipamento de proteção individual; método correto para aplicação, transporte e armazenamento do material; e a posterior inutilização da embalagem.

Segundo Maria José, as escolas convidaram os pais para participarem da campanha, mas existe resistência dos adultos em discutir o tema. “O produtor rural provavelmente não vai parar suas tarefas diárias para nos ouvir. Então, trabalharemos as crianças como vetor de conhecimento. Elas já vão crescer com a ideia. O agricultor pode não ouvir o técnico, mas com certeza dará ouvidos ao filho, que estará preparado para explicar”, pondera.

A engenheira orienta, por exemplo, quanto ao respeito ao prazo de carência após a aplicação do agrotóxico para evitar o consumo de alimentos contaminados. Outra dica importante é realizar a pulverização da lavoura no sentido do vento, pois assim será minimizado o contato do produtor com o material.

Além disso, Maria José conta que a ação com as crianças também levantará estratégias alternativas de controle a pragas para diminuir o uso de agrotóxicos. “Cada escola receberá um livro em que os estudantes poderá registrar alternativas para combater pragas e doenças das plantas e animais, como a aplicação do soro do leite bovino para controle de doenças nas plantas’, destaca.

 
 
 

Outras Notícias: CEREST



Voltar