WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

21/11/2011 - Exposição de Rinocerontes decorados por alunos municipais será aberta na quarta-feira

Uberaba inteira se encantou com esculturas de rinocerontes pela cidade. Foi um sucesso a Rino Mania, envolvendo 17 escolas municipais no desenvolvimento de conceitos de planejamento, trabalho em equipe, discussão em torno de temas socioambientais e de animais em extinção, bem como de artes plásticas de pequenas esculturas de rinocerontes para exposições.

Os alunos de Uberaba produziram diversos trabalhos de arte-educação, entre eles a pintura dos “rinos” que serão expostos para apreciação da cidade. Além disto, foram promovidas oficinas de formação com professores. Ao todo, a rede recebeu 20 esculturas de rinocerontes filhotes, 1,20 x 0,80cm, que foram decoradas pelos alunos até o dia 10 de outubro, utilizando os kits de pintura fornecidos. Também foram realizadas atividades como produção de desenhos, murais e histórias sobre rinocerontes e animais em extinção.

A abertura oficial da exposição das pinturas dos rinocerontes promovidas por estudantes da rede municipal, referentes ao Projeto acontece nesta quarta-feira (dia 23), às 10 horas, no Centro de Cultura José Maria Barra/Fiemg, na Praça Frei Eugênio.

O Projeto Rinomania, explica a diretora do Departamento de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Reinilda Maria Rosa, é um projeto educacional para conscientizar professores e alunos sobre a preservação de animais ameaçados de extinção no Brasil e no mundo; estimular a imaginação das crianças e o interesse pela aprendizagem da arte, além de disseminar a identidade cultural da região. “O projeto está inserido em uma grande ação para comemorar os 60 anos da Duratex”, destaca.

Brasil. A mostra foi inspirada na Rino Mania, realizada em Chester, na Inglaterra. No Brasil envolveu onze cidades, tendo como ponto de partida o Museu Brasileiro da Escultura (MUBE), em São Paulo, com 60 esculturas reunidas no museu entre 14 e 18 de setembro. Outros 15 rinocerontes seguiram para exposição itinerante, tendo no roteiro 11 municípios onde estão instaladas unidades da Duratex: Agudos, Lençóis Paulista, Itapetininga, Botucatu e Jundiaí, no interior de São Paulo, Taquari e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, Uberaba (antiga Satipel) e Estrela do Sul, em Minas Gerais, Cabo de Santo Agostinho (PE) e João Pessoa (PB).

Duratex. A Duratex é brasileira, privada e de capital aberto, com controle compartilhado pelo conglomerado Itaúsa - Investimentos Itaú S.A. e Companhia Ligna de Investimentos. É maior produtora de painéis de madeira industrializada, louças e metais sanitários do hemisfério sul, líder no mercado brasileiro em produção de pisos laminados e em louças e metais sanitários (Deca e Hydra).

A empresa possui 225 mil hectares com florestas cultivadas e áreas de conservação nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Esculturas. Ao final do projeto, conta Reinilda, a Duratex leiloará as esculturas e os recursos destinados a instituições com projetos focados em educação ambiental e preservação da vida selvagem.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar