WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Social

19/11/2011 - Censo revela que Uberaba tem 1% da população com alguma deficiência

A Prefeitura Municipal de Uberaba apresentou nesta sexta-feira (18) o resultado do Censo dos portadores de deficiência. Pelo levantamento, este público chega a 1%, e a partir dele será possível pleitear recursos e implementar políticas públicas. O município finaliza o censo no mesmo momento em que o Governo Federal lança o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, denominado Viver Sem Limites. A solenidade foi realizada na última quinta-feira (17), no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O Plano prevê diversas ações para as pessoas que apresentam algum tipo de deficiência. Para o prefeito, isso mostra que Uberaba está em consonância com os programas do governo federal.

Durante a apresentação no anfiteatro do Centro Administrativo, o chefe de Executivo destacou que agora a cidade irá participar do censo nacional, devido ao lançamento realizado pela presidenta. “Este projeto do Governo é amplo. Com o levantamento, vamos traçar as melhores estratégias para esta população”, enfatizou.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, o trabalho ficará mais fácil. “Podemos promover políticas públicas dento do bairro onde a pessoa está residindo, nas questões de saúde, acessibilidade, educação e lazer”, explica Francisco Centeno, indicando que o maior índice está nos bairros Boa Vista e Abadia.

Pelo Censo, 2.908 pessoas apresentam algum tipo de deficiência. Desta quantidade, 41% (1.257) apresentam deficiências mentais, 33% (1.005) física, 14% (423) visual, 9% (257) auditivas e 3% (97) renal. Além disso, 239 residem no Boa Vista, 228 no Abadia e 117 no Estados Unidos.

Dentre as estratégias estão as parcerias com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), reuniões com as instituições, levantamento para verificar a situação de cada usuário e realização de parceria com o Projeto “Mulheres da Paz”. “Com isso, será possível, promover levantamentos e pesquisar os benefícios e outras atividades, verificar a situação de cada usuário e inserção nos Programas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha.

A solenidade também contou com a presença do vereador professor Godoy, que foi um dos idealizadores do Censo.
 
Viver Sem Limites - Prevê um pacote de investimentos do Brasil na quantia de R$ 7,6 bilhões até 2014. A elaboração das estratégias mobilizou 15 pastas do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Social



Voltar