WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

10/11/2011 - PMU e Câmara Municipal plantam árvores de Baobá

PMU e Câmara Municipal plantam árvores de Baobá PMU e Câmara Municipal plantam árvores de Baobá PMU e Câmara Municipal plantam árvores de Baobá

Serão plantadas 12 mudas de Baobá em diversos pontos da cidade no mês de novembro. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, e da Câmara Municipal de Uberaba.

As duas primeiras mudas serão plantadas no dia 25 de novembro, às 14h, pelo Prefeito Anderson Adauto e pelo Presidente da Câmara Luiz Dutra, na Praça Magalhães Pinto e na Praça Sta. Terezinha, local onde acontecem anualmente os festejos e cortejos das congadas. “Nosso objetivo é prestar uma homenagem à comunidade negra, durante a Semana de Consciência Negra, em um reconhecimento à sua marcante participação na etnia brasileira” afirmou a Secretária de Meio Ambiente e Turismo, Renata Mesquita.

Os baobás são árvores que chegam a alcançar alturas de 5 a 25m e até 7m de diâmetro do tronco. Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros. Os baobás têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado. No Brasil existem poucas árvores de Baobá, que foram trazidas pelos sacerdotes africanos e foram plantadas em locais específicos para o culto das religiões africanas. Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras são um gênero de árvore com oito espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada). O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Ainda no dia 25 de novembro, por volta de 9h, Uberaba receberá o escritor Gilberto J. S. Vasconcelos, de Recife, que lancará na cidade o livro “Mapa dos Baobás do Brasil”, no Plenário da Câmara Municipal de Uberaba. A verba adquirida com a venda dos livros será revertida para Moçambique, em uma iniciativa de combate à fome e a miséria.
A iniciativa do plantio das mudas de Baobás conta ainda com o apoio do Arquivo Público, da Fundação Cultural, da CDL, Aciu e Sindicato Rural. Os próximos locais a receberem as mudas serão: Fórum Mello Viana, Praça Morada do Sol, Univerdecidade/Barrigudas, Centro Afro, Parque das Acácias, Cemea Abadia, Praça Pôr do sol, Memorial Chico Xavier e Avenida Dona Maria Santana Borges, no trevo próximo à antiga garagem da Transmil. Os alunos da rede pública municipal e estadual também participarão do plantio das árvores, em uma iniciativa de educação ambiental.

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar