WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

27/09/2011 - Inscrições para cursos de Gestão Escolar e ProInfantil terminam nesta quarta-feira

A Prefeitura de Uberaba, através do Departamento de Formação Continuada e Seção de Educação a Distância e Tecnologia Educacional, conclui nesta quarta-feira (dia 28) as inscrições para o Curso de Especialização em Gestão Escolar “Lato Sensu” e o curso a distância ProInfantil, de formação para o magistério de nível médio. Os interessados devem preencher ficha no site da PMU e protocolar na recepção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

O curso de Gestor Escolar tem o objetivo de formar em nível de especialização gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. E ainda incentivar os gestores a refletir sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar que favoreçam a formação cidadã do estudante; propiciar aos gestores oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo e a transparência da gestão da escola; criar oportunidades aos gestores para o exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar; possibilitar aos gestores oportunidades para ampliação de capacidades para analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.

A proposta de formação destina-se aos profissionais que integram a equipe gestora da escola: diretor e vice-diretor, totalizando, no máximo, dois participantes por escola. Dentre os requisitos para participação no curso destacam-se: ter concluído curso de graduação plena; ser gestor efetivo, em exercício, de escola pública municipal e/ou estadual de educação básica, incluído aqueles de Educação de Jovens e Adultos, de Educação Especial e de Educação Profissional; disponibilidade para dedicar-se ao curso; estar disposto a compartilhar o curso com o coletivo da escola; evidenciar disposição para construir, com a comunidade escolar e local, o Projeto Político Pedagógico no estabelecimento de ensino onde atua.

São requisitos especiais para participação nos processos de formação a distância do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública, considerando as diretrizes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), diretores e vice-diretores de escolas públicas que atuam em: escolas municipais e estaduais com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB); escolas municipais e estaduais dos municípios com baixo IDEB; escolas municipais e estaduais de capitais com mais de 200.000 habitantes.

O Curso de Especialização em Gestão Escolar será de 400 h/a.

ProInfantil. É oferecido para professores em exercício nos sistemas municipais e estaduais de educação, da rede pública ou privada, que não possuem a formação exigida pela LEI. 9.391/96, em seu artigo 62. Ao final do curso, o professor receberá diploma para o exercício da docência somente na Educação Infantil. A legitimidade dos diplomas advém de pareceres emitidos pelos Conselhos Estaduais de Educação das unidades federadas nas quais o ProInfantil é desenvolvido.

Para ingressar no curso, o professor deve ter idade mínima de 18 anos, nível fundamental completo, estar em exercício em sala de aula há no mínimo 4 anos na educação infantil e permanecer em exercício durante os dois anos de curso. Também deve comprovar vínculo estabelecido com instituição de Educação Infantil desde 2007 nas funções de professor, monitor ou auxiliar de classe.

O curso possui 4 módulos com duração 6 meses cada um, totalizando 2 anos de curso de 3.392h. Para sua realização, o ProInfantil utiliza atividades a distância orientadas por meio de material impresso e atividades
presenciais concentradas nos períodos de férias escolares (fases presenciais) e nos sábados (encontros quinzenais).
 

 Ficha de Inscrição

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar