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Educação e Cultura

19/09/2011 - Estudantes da rede municipal recebem certificados do SAEM nesta terça-feira

Será terça-feira (dia 20), às 18h30, no Cine Teatro Municipal Vera Cruz, a entrega de certificados aos alunos da rede municipal que, por ano de escolaridade, obtiveram as notas máximas nas provas do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM).

Segundo a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Nilza Consuelo Alves Pinheiro, em 2006 foram aplicadas quatro avaliações nos conteúdos de língua portuguesa e matemática às classes de seis a 14 anos, quando 244 alunos obtiveram notas máximas, num percentual geral do desempenho de 50,70%. “Imediatamente, foi socializado o resultado aos diretores escolares e estes o repassaram às respectivas comunidades, iniciando planos de intervenção para superar seus desafios”, ressalta Nilza.

No ano seguinte, o processo foi ampliado. Todos os alunos do ensino fundamental se submeteram também a avaliações de geografia, história e ciências. Até hoje, os estudantes são avaliados nos cinco conteúdos: língua portuguesa, matemática, geografia, história e ciências. Na opinião da diretora do Departamento Pedagógico da Smec, “já se criou a cultura da avaliação externa, como atividade que busca conhecer o desempenho dos alunos em cada escola, visando a superar, em parceria Secretaria de Educação e escolas, as dificuldades apontadas pelo relatório do SAEM”.

“Hoje, temos convicção de que instituímos uma política pública de sucesso. O número de alunos que conseguiram os máximos na última avaliação realizada em maio atingiu 852 e crescemos nesse percurso: de 50,70% chegamos a 61,60%”, diz Nilza, observando que fizeram a avaliação 14.841 alunos, dos 15.854 matriculados.

As escolas aplicam a avaliação a todos os alunos presentes no dia marcado. Confirmando os resultados, conforme Nilza, o IDEB de 2009 apresentou números que apontam crescimento excepcional na rede municipal de ensino de Uberaba. “Para os anos iniciais – 5,2 –, já alcançamos a meta prevista para o ano de 2013. Quanto aos anos finais – 4,5–, consideramos uma vitória: ao término do ensino fundamental, nossos alunos tiveram a performance da meta projetada para o período 2013-2015”, observa.

Considerando os índices do SAEM e do IDEB, Nilza diz que pode-se afirmar que há correspondência entre os resultados, porque ambas as avaliações – Prova Brasil e SAEM – apresentam o desempenho dos alunos muito próximo, estabelecendo-se 2% quanto à variação de nota.
Nilza compara que a avaliação do SAEM é realizada em um único dia, enquanto a Prova Brasil é aplicada em período de dez dias, possibilitando a quebra de sigilo, já que há professores comuns nas duas redes. ‘Nossa avaliação, no ensino fundamental, é temática, iniciando a preparação dos alunos para o ENEM, que nessa direção, prioriza o ensino por competência e habilidades. Diante desse cenário, não temos dúvidas, que os números estão aí para demonstrar que valeu a pena investir nessa política pública em educação”, encerra Nilza Pinheiro.

 

 
 
 

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