WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Servidor Público

23/08/2011 - SSPMU apoia a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres

“Importância de uma ampla mobilização foi sentida em 2010, quando o sindicato adotou campanha em defesa da licença-maternidade de seis meses, e conquistou a reivindicação na Prefeitura e na Câmara de Uberaba” – lembra o presidente do SSPMU

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba – SSPMU, apoia a Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que será realizada dia 31 de agosto, das 7h às 17h30, no anfiteatro do Centro Administrativo/Prefeitura de Uberaba.

A promoção é da Coordenadoria de Políticas  Públicas para Mulheres de Uberaba e tem como tema “Autonomia e Igualdade”.

A coordenadora Marilda Ribeiro Resende lembra que as propostas do evento municipal serão levadas às conferências estadual e nacional, para discussão e definição das prioridades para os projetos de valorização da mulher.

MOBILIZAÇÃO
O presidente do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, avalia que é importante a participação da sociedade organizada – especialmente do universo feminino, de forma que a Conferência Municipal fique fortalecida na defesa das propostas de Uberaba.
“Quantidade e qualidade podem fazer a diferença na hora de Uberaba defender suas ideias na Conferência Estadual – e, principalmente, na Conferência Nacional” – destaca Luís Carlos, propondo que as servidoras municipais de Uberaba marquem presença maciça no evento do dia 31 de agosto.
Vale lembrar que a Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi convocada pela presidente Dilma Rousseff para o período de 12 a 14 de dezembro, em Brasília.

CONQUISTA
A importância de um ampla mobilização – segundo o presidente do SSPMU, foi sentida em 2010, quando o sindicato adotou a defesa da licença-maternidade de seis meses para as funcionárias da Prefeitura e da Câmara de Uberaba.
Ele recorda que, mesmo antes de concluir a pauta de reivindicações de 2010, a diretoria do SSPMU já antecipava que a ampliação da licença-maternidade seria uma das prioridades deste ano. “Inclusive, na época, buscamos o apoio da Coordenadoria de Políticas  Públicas para Mulheres de Uberaba, que acabara de ser instalada na Prefeitura, sob o comando da ex-vereadora Marilda Resende” – afirma Luís Carlos.
O resultado desta mobilização – lembra ele, foi a conquista pioneira da licença-maternidade de seis meses, tanto na Prefeitura quanto na Câmara, antes mesmo de ser adotada em nível nacional.

QUALIDADE DE VIDA
Por outro lado, o presidente do SSPMU faz questão de avaliar que a conquista não foi uma vitória exclusiva do sindicato ou das servidoras municipais.
“Foi uma vitória da luta pela vida” – diz ele.
O sindicalista recorda que a reivindicação era uma das grandes bandeiras da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
“O estímulo à amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida provoca impactos importantes na sociedade, na medida em que as crianças têm mais saúde, e o vínculo afetivo entre mãe e filho é fortalecido, gerando assim, mais qualidade de vida para todos” – diz Luís Carlos.

LICENÇA-MATERNIDADE
A proposta do SSPMU – acatada pela Prefeitura e Câmara de Uberaba, foi baseada na lei federal sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, prevendo a licença-maternidade de seis meses. A decisão é facultativa e depende dos empregadores (públicos e privados) adotarem ou não a medida.

 

 
 
 

Outras Notícias: Servidor Público



Voltar