WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CEREST

25/07/2011 - Cerest comemora Dia de Prevenção ao Acidente do Trabalho

Comemorado em 27 de julho, o Dia Nacional de Prevenção ao Acidente do Trabalho será festejado pela Secretaria Municipal de Saúde com evento na praça Rui Barbosa nesta quarta-feira (dia 27). A equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) estará no local das 8h às 16h, com orientações para prevenir acidentes ocupacionais, domésticos e de trânsito.

Segundo o coordenador da mobilização,  Danny Ederson da Silva Cruz, é necessário educar os trabalhadores sobre a importância de evitar os acidentes, seja por meio do uso de equipamentos de proteção ou adoção de boas práticas. “Temos essa cultura: ‘Faço no ambiente de trabalho porque sou obrigado’. Mas na verdade não são medidas adotadas por causa da legislação, e sim para o bem do próprio trabalhador”, ressalta.

Técnico em Segurança do Trabalho do Cerest,  Danny Ederson explica que o evento terá parceria com o Centro de Controle de Zoonoses para alertar sobre o risco da dengue ocupacional, ou seja, transmitida no ambiente corporativo. “Às vezes, na região onde a pessoa mora não tem o mosquito Aedes aegypti, mas no trabalho tem. Então, é preciso ter cuidados para combater a doença”, destaca.

Para a gerente do Cerest Uberaba, Zilma Aparecida Furtado, a expectativa com a mobilização é abrir mais oportunidades nas empresas para discutir a Saúde do Trabalhador. No ano passado, a equipe desenvolveu mais de 300 ações com foco na prevenção e promoção à saúde, atingindo um público alvo de quase cinco mil pessoas. Em 2011, já são 246 ações e 1.607 trabalhadores alcançados de janeiro a junho.

As ações incluem desde visitas, notificações de acidentes de trabalho, cursos, capacitações, ginástica laboral, participação em SIPATs de várias empresas; participação nas reuniões do Núcleo de Violência na Gerência Regional de Saúde (GRS); palestras para acadêmicos da Universidades Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Universidade de Uberaba (Uniube); promoção do 1º Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e do 1º Seminário sobre a Saúde do Trabalhador da Educação.
 

 
 
 

Outras Notícias: CEREST



Voltar