WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

18/07/2011 - Formação continuada mantém agenda permanente junto aos profissionais de ensino

Na primeira quinzena de julho (6 a 13), professores do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano de ensino) foram ouvidos sobre obstáculos, dificuldades, necessidades, avanços e sucessos relacionados a implementação do Sistema Estruturado de Ensino. Eles participaram de reuniões com a diretora do Departamento de Formação Continuada, Renilda Maria Rosa e sua equipe. Segundo Renilda, esse encontro foi marcado pelo diálogo e discussão teórico-metodológica acerca do processo ensino-aprendizagem, sob os pressupostos políticos e filosóficos do sistema estruturado de ensino. Ela informa, ainda, que os dados colhidos serão sistematizados e analisados e subsidiarão propostas que atendam às necessidades levantadas.

De acordo com a diretora, a formação da equipe gestora (diretores, vice-diretores e supervisores) e professores, referente ao novo implantado, teve início em março sendo que nos encontros mensais a equipe gestora de cada unidade escolar se prepara, com a coordenação da equipe do Colégio Dr. José Ferreira, para ser multiplicadora junto aos professores municipais.

Os encontros de Formação Continuada em Serviço, ou seja, formação na própria escola, são momentos em que os multiplicadores trabalham com estudos, leituras, análises, reflexões e trocas de experiências sobre a utilização do material didático. Os participantes desta modalidade de formação recebem um incentivo de 5%.

A cada bimestre acontecem os encontros formativos para apresentação do material didático do Sistema Estruturado a ser trabalhado com os alunos no bimestre, por disciplina e ano de escolaridade. Neles, explica Renilda, há, também, momentos de conhecimento do conteúdo e de estratégias metodológicas de ensino a serem utilizadas na aplicação do material.

Agenda. Para os dias 8 e 9 de agosto está agendada a formação sobre a aplicabilidade da lousa digital, como mais um recurso didático e tecnológico em sala de aula. A Formação Complementar do Sistema Estruturado de Ensino, por disciplina e ano de escolaridade, acontece a partir de 20 de agosto, no Colégio Dr. José Ferreira. O objetivo, conforme a diretora do departamento, é aprofundar os conhecimentos metodológicos do sistema estruturado de ensino. Serão realizadas oficinas pedagógicas como estratégias de formação.

De agosto a dezembro acontecerá a formação que aborda a integração entre a lousa digital e o netbook, tendo como referência o material do sistema estruturado de ensino.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar