WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/07/2011 - Prefeitura define plano de ações para a Educação

Medidas são para auxiliar os alunos que estão tendo dificuldades com o material do sistema estruturado de ensino implantado neste ano

Prefeitura define plano de ações para a Educação Prefeitura define plano de ações para a Educação Prefeitura define plano de ações para a Educação

Prefeito Anderson Adauto se reuniu nesta quinta-feira (dia 14) com a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e membro do Colégio Dr. José Ferreira, responsável pelo material do sistema estruturado de ensino, para definir um plano de ações voltado aos alunos, professores e também aos pais com o objetivo de sanar as dificuldades de aprendizado. “Quando nós implantamos este novo sistema de ensino, com as apostilas do Colégio José Ferreira, a gente sabia que iria enfrentar algumas dificuldades de aprendizado por parte dos alunos e até mesmo de utilização do material por parte dos professores”, ressaltou o prefeito. De acordo com ele, isto foi monitorado pela equipe da Semec ao longo do primeiro semestre, através de reuniões, pesquisas e acompanhamento direto do uso do material.

“Agora, com estas dificuldades pontuais levantadas, nós tivemos condições de desenvolver este plano de ações que será implementado a partir da primeira semana de aula do segundo semestre”, ressaltou o secretário de Educação, José Vandir de Oliveira. Segundo a equipe pedagógica, o reforço de alfabetização será realizado principalmente juntos aos alunos de 6, 7 e 8 anos que apresentaram mais dificuldades.

Na reunião, o representante do Colégio José Ferreira, Cristiano Arruda, explicou que para os alunos será desenvolvido inicialmente um CD com orientações de como estudar e posteriormente serão oferecidas vídeo-aulas de reforço com o conteúdo fundamental de cada disciplina. Os pais serão comunicados pela Secretaria de Educação do oferecimento deste reforço e serão incentivados a estudar com os filhos. De acordo com o secretário, as unidades de ensino estenderão o atendimento até às 19h30 para que os alunos, acompanhados de seus pais, possam utilizar os computadores na própria escola para assistir a vídeo-aula. Em alguns casos, também poderão ser encaminhados para os telecentros disponíveis. “E a partir do ano que vem, quando o UCA estiver em todas as escolas, isso ficará mais fácil”, destacou o prefeito. Além disso, a Semec vai aumentar o programa SOS Pedagógico.

Várias medidas também estão sendo tomadas junto aos professores. Encontros mensais com a coordenação da equipe do Colégio Dr. José Ferreira são realizados e, além disso, em todos os bimestres os professores, supervisores, vice-diretores e diretores participam de encontros formativos para apresentação do material didático do Sistema Estruturado a ser trabalhado com os alunos no bimestre, por disciplina e ano de escolaridade. A partir de agosto, os professores terão oficinas pedagógicas com estratégias de formação e ainda formação que aborda a integração entre a lousa digital e o netbook, tendo como referência o material do Sistema Estruturado de Ensino.

Ainda na reunião, Cristiano Arruda anunciou que a partir do próximo ano os melhores alunos da rede municipal de ensino terão bolsa para fazer o ensino médio no Colégio Dr. José Ferreira.


 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar