WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

14/06/2011 - Prefeitura e UFTM assinam convênio para residência multiprofissional

Prefeitura e UFTM assinam convênio para residência multiprofissional Prefeitura e UFTM assinam convênio para residência multiprofissional 

Convênio assinado nesta segunda-feira (13) entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), estenderá atuação de residentes nas unidades básicas de saúde. Além da residência já existente em Medicina e Enfermagem, o projeto permitirá a inclusão de residentes em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e outros profissionais para atendimento na Atenção Primária.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a parceria será importante tanto para os usuários da rede pública quanto para os futuros profissionais da saúde. Segundo ele, de um lado, o paciente terá o suporte da universidade e seus conhecimentos científicos aliado à infraestrutura cada vez mais consistente das unidades de saúde. Em paralelo, os residentes serão formados com experiência no atendimento focado na prevenção e controle. “Esta ação fortalece a Atenção Básica a médio e longo prazo”, destaca.

Conforme o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, o projeto visa inserir na pós-graduação lato sensu outras modalidades de residência, além da Medicina. Assim mais oportunidades são abertas para os residentes construírem e aprofundarem conhecimentos e técnicas de trabalho na Saúde, formando especialistas com visão multiprofissional. “A universidade elaborou esse projeto há dois anos e ficamos agradecidos com o apoio da secretaria ao longo desse processo”, comemora.

Durante a reunião, representantes do corpo discente adiantaram que os alunos já têm projetos em desenvolvimento para implantação nas comunidades, a fim de aprimorar a assistência aos usuários na rede básica.

Em resposta, o prefeito em exercício, Paulo Mesquita, encerrou a assinatura lembrando o empenho das lideranças para federalização da faculdade na década de 50 e destacou que o passo dado agora representa mais um momento histórico para a UFTM. “Sinto-me feliz de assinar este convênio”, conclui.

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar