WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Meio Ambiente

08/06/2011 - Semana do Meio Ambiente debate educação e coleta seletiva

Nesta quarta-feira (dia 8), durante a 1ª Semana Integrada de Meio Ambiente, a questão da Educação Ambiental e os benefícios da coleta seletiva tiveram destaque especial, sendo trabalhada de forma interativa. Os participantes, ao responder as perguntas corretamente, elaboradas pela palestrante, os mesmos conquistavam brindes.

A palestra foi apresentada pela assessora em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semat), Daniela Fuchs. Ela explicou que em Uberaba, desde 2005, a temática é desenvolvida de duas maneiras: a formal (trabalhada nas escolas do município) e a informal (voltado para empresas e comunidades entre outros). “É importante lembrar que a Educação Ambiental é recente, sendo apresentada em 1972 nos congressos internacionais. Ela busca a formação de cidadãos conscientes”, observou.

A educadora destacou que as pessoas têm que mudar a visão antropocêntrica de que o homem é o centro de todas as atenções do planeta. “Ele não é o dono de tudo. O ator principal não é o homem, é a natureza. Tudo que vem para a sobrevivência dos seres humanos está no meio ambiente. Por isso, a preocupação em preservar este meio, para a geração atual e para as próximas”, explicou Daniela Fuchs.

Além disso, ela declarou que a coleta seletiva tem cunho ambiental, social e econômico, que são os elementos da sustentabilidade. Atualmente, a Prefeitura conta com duas associações parceiras, a Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu) e a Caritas. Por mês são coletados aproximadamente 120 toneladas de materiais reciclados. “Nós estamos planejando a sistematização da coleta na cidade, para ampliar ainda mais a área de atuação, e assim, atingir todos os bairros, a partir de 2012”, finalizou a educadora.

Durante a programação foram trabalhados os seguintes temas: “Plano de Uso Público no Parque Nacional da Serra da Canastra”, “Mostra do Filme: Uma Verdade Inconveniente”, “O Papel da Fiscalização como Instrumento de Educação Ambiental” e “Arborização Urbana”.

Nesta quinta-feira (dia 9), a Semana do Meio Ambiente discutirá “Resíduos sólidos industriais”, “Projeto Quero-Quero” do Centro de Estudos e Pesquisas Ambientais, “Responsabilidade Sócio-Ambiental nos Correios” e “A importância do gerenciamento de resíduos sólidos e o Aterro Sanitário”.

 

 
 
 

Outras Notícias: Meio Ambiente



Voltar