WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

08/06/2011 - Minicursos abrem Encontro do Proler

Minicursos abrem Encontro do Proler Minicursos abrem Encontro do Proler Minicursos abrem Encontro do Proler

O contexto da leitura precisa, principalmente, de apoio institucional, mas também do envolvimento de cada indivíduo na sociedade. A afirmação é da coordenadora do Comitê Regional do Proler Vale Rio Grande, a professora Tânia Cristina Fígaro Ulhôa. Conforme ela, a situação está melhorando com a aquisição de novos exemplares, aprimoramento da produção literária, elaboração e acabamento dos livros. O maior problema, hoje neste cenário, diz a especialista, é dinamizar a leitura para formar novos leitores tanto crianças como adultos. Para tanto, afirma ser fundamental trabalhar o mediador da leitura: o professor e família.

E é justamente esta a proposta do Proler - Programa Nacional de Incentivo à Leitura – um projeto de valorização social da leitura e da escrita vinculado à Fundação Biblioteca Nacional e ao Ministério da Cultura, e com comitês pelo Brasil, rumo, notadamente, à democratização da leitura.

Uberaba é sede do comitê regional e reúne outras nove cidades. Desde quarta-feira (dia 8) até sexta-feira (dia 10), a cidade sedia o XIV Encontro do Vale Rio Grande. Tânia Ulhôa destaca a importância de projetos como o Proler para trabalhar comunidade/educadores. Ela ressalta que Uberaba já alcançou várias das metas junto às escolas, tem biblioteca pública municipal muito bem estruturada e com amplo acervo. Destacou ainda que a Prefeitura, através do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolve projetos como o ‘Entrelaços’ com palestras a pais chamando a atenção sobre a responsabilidade familiar na educação, e ao mesmo tempo projetos de clubes de leitura, festival de contação de histórias e outras estratégias como uma que começa a ser reestruturada que é a ‘Biblioteca Escolar’, conforme normativa do MEC.

Tânia Ulhôa aponta ainda que as políticas públicas nesta área ganharam grande incentivo quando o tema começou a ser discutido, há cerca de três anos, na Frente Parlamentar Mista (deputados e senadores) de Leitura   e que tem como vice presidente o senador Cristóvão Buarque e inclusive participação de deputado federal uberabense. Encerrando ela informa que Uberaba e os municípios que integram o Proler Vale do Rio Grande estão em processo de implantação do Plano Municipal do Livro e Leitura.

Programação.  A agenda do Encontro regional começou com minicursos de leitura/formação de professor-leitor/mediadores de leitura. Nesta quinta (dia 9) acontecem conferências, mesas-redondas e workshop com minifeira no Teatro Vera Cruz, das 8 às 16 horas. Já na sexta-feira será promovido o III Fórum Proler sobre Políticas Públicas para o Livro e a Leitura. A conferência de abertura é de Maria Antonieta Antunes Cunha, da Coordenação Geral do Livro e Leitura da Fundação Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura. O Fórum vai discutir caminhos políticos para garantir recursos em projetos que contemplem a cultura letrada.
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar